Pular para o conteúdo
Política

ZPE de Bataguassu terá obras concluídas até março de 2026, diz Caravina

Ainda em fase de construção, a ZPE terá administração 100% privada
Anna Gomes -
Deputado Pedro Caravina. (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Bataguassu está em pleno desenvolvimento com os megaempreendimentos chegando à pacata cidade, com pouco mais de 20 mil habitantes e distante aproximadamente 340 quilômetros de Campo Grande. O deputado estadual Pedro Caravina () conversou com o Jornal Midiamax. O parlamentar adiantou que as obras da ZPE (Zona de Processamento e Exportação) devem ser concluídas dentro do prazo, que é até março de 2026.

A Zona de Processamento de Exportação de Bataguassu é uma área de livre-comércio com o exterior, sendo uma zona primária para o controle aduaneiro. O empreendimento está em um ponto estratégico de convergência, entre , Paraná, , Goiânia, Paraguai e Mercosul.

Ainda em fase de construção, a ZPE Bataguassu terá administração 100% privada, em uma área de 2 milhões de metros quadrados, totalmente alfandegada, o que agiliza o processo de liberação de cargas já lacradas pela Receita Federal.

Em implantação, um complexo industrial completo, com lotes ou galpões para locação, avenidas pavimentadas, energia elétrica subterrânea, iluminação pública e polo de serviços compartilhados.

“As obras da ZPE vão terminar dentro do prazo. Além de novos investimentos e geração de mais empregos e renda para Bataguassu, a ZPE vai transformar a região como polo de exportação, haja vista a facilidade de alfandegamento para receber e exportar produtos, atraindo a instalação de empresas exportadoras e importadoras de produtos”, adiantou o deputado estadual e esposo da prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina (PSDB).

O primeiro prédio está sendo construído às margens da rodovia MS-395, sentido Bataguassu a . A intenção dos empresários é já iniciar as atividades assim que as obras estiverem concluídas. Todas as empresas que se instalarem na cidade, via ZPE, em um raio de até 30 quilômetros de distância, conseguem vários benefícios fiscais, alfandegamento e isenção da Receita Federal para produtos de exportação.

Conforme anunciado recentemente pelo governador de Mato Grosso do Sul, as obras da mais nova fábrica de celulose do Estado começam em fevereiro de 2026. A Bracell pretende investir US$ 4 bilhões na unidade em MS. A fábrica terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose, em uma área localizada a 15 quilômetros do perímetro urbano da cidade. A perspectiva é de gerar 10 mil empregos nas obras e 3 mil na operação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação