Gestão de Marçal é investigada por omissão que escalou chikungunya em Dourados Pular para o conteúdo
Política

Gestão de Marçal é investigada por omissão que escalou chikungunya em Dourados

Dourados já registrou mais de 9 mil notificações de chikungunya e 13 óbitos
Vinicios Araujo -
Macio Figueiredo, secretário municipal de Saúde, e Marçal Filho, prefeito de Dourados, no Hospital da Vida. (Foto: Reprodução/PMD)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou investigação contra a gestão do prefeito de , Marçal Filho (PSDB), após a administração demonstrar suposta omissão na cobertura do combate a endemias.

Conforme o processo, a gestão de Marçal adiou respostas aos pedidos de informações exigidas pela promotoria. A falta de agentes de endemias durante a epidemia de chikungunya já era anunciada ao prefeito tucano desde o ano passado, conforme revelou reportagem do Jornal Midiamax.

Atualmente, Dourados é epicentro da doença no país. Somente neste ano, a segunda maior cidade de MS já registrou mais de 9 mil notificações de chikungunya, com mais de 4,3 mil casos confirmados e 13 óbitos.

A investigação tramita na 10ª Promotoria de Justiça de Dourados. O órgão iniciou a apuração em novembro de 2025 para cobrar esclarecimentos sobre a ausência de convocação dos candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 1 de 2024.

“Em tese, a prestação dos serviços médicos está sendo prejudicada pela insuficiência de profissionais agentes
Comunitários de Saúde e agentes de Combate às Endemias lotados na rede pública de saúde. […] Considerando o cenário de suposta omissão e prestação ineficiente do serviço público, é de extrema importância que sejam angariados dados complementares”, destaca trecho do processo.

➡️ LEIA TAMBÉM: ‘O povo vai morrer’: 100 faixas cobram melhorias na saúde de Dourados

A administração municipal respondeu aos primeiros questionamentos em dezembro de 2025. No ofício destaca que a secretaria de saúde estaria realizando estudos técnicos para “assegurar adequada cobertura territorial e continuidade das ações educativas, preventivas de promoção da saúde”.

Contudo, para o promotor, a resposta da gestão de Marçal Filho se mostrou “vaga e sem qualquer comprovação idônea”. Assim, a promotoria voltou a cobrar provas de que a pasta estaria comprometida em resolver a precariedade da cobertura dos agentes de combate.

Pressionada, a administração reconheceu a indisponibilidade do estudo técnico, mas prometeu encaminhá-lo ao promotor assim que fosse concluído. Naquela resposta o Executivo municipal declarou a existência de 311 ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e 102 ACE (Agentes de Combate às Endemias) em atividade.

A secretaria ainda frisou que somente com o estudo técnico seria possível determinar se o número de servidores é suficiente para a demanda do município. Questionada se haveria possibilidade de convocar novos servidores para compor o déficit, a pasta afirmou que a medida permaneceria suspensa até ordem expressa do prefeito Marçal Filho.

“A gestão deixou de informar o número de famílias que cada servidor atende, sua periodicidade, e comprovar os atendimentos realizados nos últimos 3 meses. Evidente que o Secretário Municipal de Saúde não se desincumbiu de comprovar a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, mantendo-se omisso quanto aos protocolos internos de divisão territorial do trabalho dos servidores e comprovação dos atendimentos realizados”, destacou o promotor no relatório.

Diante da ausência de manifestação do município, o Ministério Público consultou o Portal da Transparência de Dourados. O levantamento identificou a existência de 381 vagas criadas para a função de agente comunitário, com 295 postos preenchidos, além de 172 vagas para agentes de endemias, com 83 contratados.

A promotoria então passou a investigar as razões das vagas não preenchidas. O Jornal Midiamax entrevistou o sindicato que representa os trabalhadores, e segundo o presidente Marco Aurélio Amorim Bonetti, desde o ano passado a categoria já alertava Marçal Filho sobre os riscos de uma epidemia resultado da negligência da administração em recompor o quadro de servidores.

Os agentes de endemias atuam com visitas domiciliares com foco em fiscalização e orientação para prevenir infestações e proliferação de doenças.

Agora, o documento oficial estabelece um prazo de vinte dias úteis para o prefeito apresentar o cronograma de admissão dos candidatos aprovados. A notificação determina também a entrega do mapeamento da atuação dos agentes de saúde e de endemias nos bairros da cidade, documento esperado desde o início do ano, mas sem resposta pela gestão tucana.

A investigação acompanha o estado de emergência decretado pelo município após o aumento de casos e a ocorrência de óbitos associados à infecção por chikungunya.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação de Marçal Filho se negou a comentar o procedimento do MPMS.

“A resposta será dada exclusivamente nos Autos do procedimento e dentro do prazo da intimação”, afirmou.

🔵 Receba notícias de Política no seu WhatsApp

Participe do grupo de Política do Jornal Midiamax no WhatsApp e receba informações diárias de tudo o que acontece na política de Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para participar

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois são presos em MS em operação contra esquema que lavou R$ 116 milhões para o CV

Imagem ilustrativa

Casal aciona PM por engasgo de bebê que é encontrado morto pelos policiais

Mato Grosso do Sul é poupado do novo tarifaço dos Estados Unidos

Após votação apertada, Fecomércio enfrenta impasse judicial para definição da eleição

Notícias mais lidas agora

Mato Grosso do Sul é poupado do novo tarifaço dos Estados Unidos

detran-ms

MP não acha réu por fraude no Detran-MS e Justiça suspende processo

Grupo de Campo Grande é alvo da PF em ‘conexão mineira’, que atravessa cocaína da Bolívia

PRF reforça fiscalização na estradas de MS durante feriado de Corpus Christi

Últimas Notícias

Brasil

Caso Henry: Monique diz em depoimento que ‘suspeita ter sido dopada’

Acusada de se omitir, ela admitiu que Jairinho pode ter matado o filho

Emprego e Concurso

Comarca de Cassilândia está com processo seletivo aberto para estágio

Inscrições devem ser feitas até o dia 19 de junho

Cotidiano

Com mais de 320 atendimentos, mutirão reduz filas com serviços de saúde da pessoa idosa

Mutirão “Dia E – HU Brasil em Ação”, com participação do Humap-UFMS, ocorreu no último sábado (30) em Campo Grande

Política

Tereza Cristina descarta reciprocidade e pede “mais esforço” em negociações com Trump

Presidente dos EUA anunciou outro tarifaço para produtos brasileiros