Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS diz que 38 urnas apresentaram problemas até às 14h

Boletim parcial divulgado na tarde deste domingo detalha ações para garantia do pleito eleitoral em MS
Vinicios Araujo -
Eleições 2026: TRE-MS inicia carregamento de mídias das urnas eletrônicas
Urna eletrônica. (Madu Livramento, Midiamax)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) divulgou, às 14h deste domingo (25), o terceiro boletim parcial do segundo turno das eleições. De acordo com os dados oficiais, foram registradas 38 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas no estado.

Os problemas técnicos reportados incluem falhas e nível crítico de bateria, travamento dos equipamentos (hardware), dificuldades na leitura biométrica, não impressão e defeitos nos teclados dos terminais do eleitor e do mesário.

Para solucionar as ocorrências e garantir a continuidade da votação, as equipes técnicas precisaram realizar a substituição de algumas urnas, reinicializar equipamentos, ajustar a mídia de votação e conectar baterias externas.

Os registros ocorreram em várias cidades do estado, incluindo a capital .

Estrutura de eleição e eleitorado

O estado de Mato Grosso do Sul conta com 2.024.884 eleitores aptos a votar, sendo 640.427 concentrados em Campo Grande. A operação mobiliza um grande efetivo:

  • São 27.960 mesários trabalhando no pleito;
  • Cerca de 1.800 servidores da Justiça Eleitoral estão envolvidos;
  • Aproximadamente 3 mil agentes das Forças de Segurança garantem a ordem nos 1.036 locais de votação.

Plano de contingência

Para evitar interrupções de energia, a concessionária Energisa montou um plano de contingência com cerca de 1.500 profissionais em regime de plantão nos 79 municípios do estado.

A transmissão dos resultados será feita por meio de 54 pontos, que incluem juntas eleitorais, polos e cartórios.

O TRE-MS estima que a transmissão dos dados seja concluída às 17h40, desde que não haja registro de chuvas. Não houve alteração nos locais de votação entre o primeiro e o segundo turno.

🔵 Receba notícias de Política no seu WhatsApp

Participe do grupo de Política do Jornal Midiamax no WhatsApp e receba informações diárias de tudo o que acontece na política de Mato Grosso do Sul.

✅ Clique aqui para participar

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Irmã de rapaz morto em Bonito diz que caso não ocorreu por briga política: ‘Não distorçam os fatos’

Irmã de rapaz morto em Bonito diz que caso não ocorreu por briga política: ‘Não distorçam os fatos’

VÍDEO: Eleitor é denunciado por gravar voto após publicação no ‘close friends’ em Campo Grande

VÍDEO: Eleitor é denunciado por gravar voto após publicação no ‘close friends’ em Campo Grande

Número de eleitores com mais de 60 anos cresceu 74%, aponta pesquisa

PT pede extensão da votação até às 19h na Bahia após suposta falta de ônibus

Nunes Marques suspende postagens ilegais contra campanha de Lula

Resultado das eleições devem sair até 20h de MS, diz presidente do TSE

Notícias mais lidas agora

Eleições 2026

Segundo turno acontece neste domingo: veja regras das eleições

Nunes Marques suspende postagens ilegais contra campanha de Lula

Resultado das eleições devem sair até 20h de MS, diz presidente do TSE

cpi consórcio

Ônibus será de graça em Campo Grande neste domingo de eleição

Vídeo mostra teclas 1 e 3 coladas em urna de Chapadão do Sul

Vídeo mostra teclas 1 e 3 coladas em urna de Chapadão do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Flávio pede votação até às 19h em 17 cidades de SP, PR e SC

Pedido ao TSE cita municípios afetados por chuvas, alagamentos, interdições de vias e falta de energia durante o segundo turno

Emprego e Concurso

Último dia: concurso para professor oferta 42 vagas e salários de até R$ 13,7 mil

As vagas estão distribuídas entre os campi da UFMS em sete municípios de Mato Grosso do Sul

Polícia

Fiscal é presa por PM após desacatar juíza e ‘desfilar’ com rosto de candidato em camiseta

Situação aconteceu na Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, no bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande

Política

TRE-MS diz que morte em Bonito não foi motivada por discussão sobre política

Em nota oficial, Justiça Eleitoral afirmou que caso ocorreu por 'motivos pessoais'