Anistia
A expectativa de votação da anistia é grande no grupo de oposição. Deputado federal de MS, Rodolfo Nogueira (PL) não poupou animação ao defender o projeto de olho em 2026. “Com a anistia, o presidente Bolsonaro volta na cena eleitoral e é o único nome que derrota o presidente Lula hoje”.
Plenário vazio
Novamente, a sessão presencial da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) estava quase vazia. Poucos parlamentares presentes e projetos retirados de pauta pela falta dos autores.
Sem sinal
O deputado Pedro Kemp (PT) justificou a ausência do colega de bancada, Zeca do PT. “Ele está no assentamento Santa Mônica e sem sinal, por isso não consegue conectar para participar de forma remota”.
Idade do futuro ex-partido
Paulo Duarte (PSB) parabenizou Jamilson Name (PSDB) pelos 45 anos completos na terça-feira (16). “Hoje ele completa a idade do seu futuro ex-partido”, brincou. Name deve se desfiliar do ninho tucano em abril do próximo ano e tentar a reeleição no PL.
Luto
Uma plaquinha grudada na porta do gabinete do deputado Renato Câmara (MDB) avisa sobre a morte do assessor parlamentar, Norton Ricardo Furtado, aos 66 anos, vítima de câncer.
Break(fast)
A pausa para refeições tem sido ponto importante em audiências. Após um dos advogados do julgamento de Bolsonaro receber o apelido de “dr. Jantinha” por defender uma pausa mais cedo para refeições, o tema em licitação em Campo Grande também virou alvo de pergunta. Um dos participantes logo perguntou à comissão se haveria pausa para almoço, ao qual foi respondido com um “vamos avaliar”.
Papelada
No fim, a pausa foi concedida. O processo de licitação do novo plenário da Alems segue sem decisão. Isso porque a análise de documentação das três interessadas no projeto de renovação do prédio demorou mais que o estimado. O processo começou às 9h da terça-feira (16) e não se sabe quando retomam. “Algo que fique bom para todo mundo”, estimou vagamente um técnico.
Visita constante
O ex-vereador Ademir Santana mais uma vez visitou os vereadores da Câmara de Campo Grande. Ele costuma dizer que é uma ‘visita de rotina’ ou que para ver os ‘velhos amigos’ parlamentares. As visitas entraram de vez na agenda do ex-parlamentar?
Presentinhos
O secretário municipal, Ademir Silva Junior, participou de uma reunião no Plenarinho da Câmara de Campo Grande. Após o encontro, o chefe da pasta da Sidagro aproveitou a ocasião para presentear um vereador com um vinho.