Pular para o conteúdo
Justiça

TJ mantém Uragano e encaminha cópias à Procuradoria

A 1ª Turma Criminal do TJMS decidiu por unanimidade, nesta segunda-feira (19), manter válida a Operação Uragano, desencadeada em Dourados, e determinou envio de cópias dos autos à Procuradoria de Justiça. A decisão teve origem no não oferecimento de denúncia contra o ex-secretário de Governo da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, que fez acordo de […]
Arquivo -
A 1ª Turma Criminal do TJMS decidiu por unanimidade, nesta segunda-feira (19), manter válida a , desencadeada em , e determinou envio de cópias dos autos à Procuradoria de Justiça. A decisão teve origem no não oferecimento de denúncia contra o ex-secretário de Governo da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, que fez acordo de delação premiada.
A decisão foi proferida nos autos do habeas corpus impetrado pelo ex-vice-prefeito Carlinhos Cantor, um dos réus da ação penal que tramita na 1ª Vara Criminal de Dourados.
Entre as alegações para pedir o trancamento da constaram a ilegalidade da participação de Passaia na captação de informações, a falta de atribuição da , a ilegalidade de escutas telefônicas, a incompetência de promotores que atuaram no caso e, ainda, o fato de Passaia não ter sido denunciado com os demais envolvidos.
Os pedidos foram de trancamento da ação penal contra Carlinhos Cantor e o reconhecimento de nulidade nas investigações. O habeas corpus foi concedido somente em parte, nos termos do voto do relator, desembargador Dorival Moreira dos Santos.
Foi autorizada a perícia nas gravações audiovisuais e determinado encaminhamento de cópias do processo ao Procurador-Geral de Justiça, diante da decisão dos promotores de não oferecer a denúncia contra Passaia, que contribuiu com as investigações mediante acordo de delação premiada. Tal medida é prevista no Código de Processo Penal.
O relator considerou que a legislação oferece vários benefícios a quem faz acordo de delação premiada, como redução da pena ou prisão mais branda, porém não seria o caso de sequer oferecer a denúncia.
Constou no voto: “…o beneficiamento do informante…consistiria tão somente na “redução da pena entre 1/3 a 2/3, cumprimento da pena em regime aberto, substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos ou perdão judicial”, todavia, o Ministério Público deixou de incluir o corréu no pólo passivo da demanda para que pudesse responder pelos ilícitos penais que supostamente cometeu. A meu ver, em que pese haver na doutrina entendimento contrário, o benefício só pode ser reconhecido pelo magistrado na sentença, a teor do que prevê o artigo 107, XIX do Código Penal, pois é com tal provimento jurisdicional que se tem a declaração da extinção da punibilidade”.
Assim, caberá ao Procurador-Geral reavaliar a decisão de não oferecer denúncia contra Passaia, que não foi incluído como corréu na ação penal. 
Quanto ao pedido de trancamento da ação, os desembargadores reconheceram a excepcionalidade da medida, “somente possível quando emerge dos autos, sem a necessidade de exame valorativo do conjunto fático-probatório, a atipicidade do fato, a ausência de indícios que embasem a acusação ou a extinção da punibilidade”.
A legitimidade dos promotores foi reconhecida, uma vez designados nos termos da lei, bem como a atribuição da Polícia Federal, que iniciou as apurações porque envolviam verbas federais. Quanto às escutas telefônicas, foram consideradas lícitas porque autorizadas pelo Juízo competente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seu bairro está na rota? Fumacê percorre quatro regiões de Campo Grande nesta terça-feira

Alems aprova balanço geral do Governo de MS referente a 2023

onças brigam por sucuri

Separação de bens? Após ‘rala e rola’ selvagem, casal de onças briga por sucuri no Pantanal

Motorista de app mente roubo no Caiobá após dar carro como garantia de dívida

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Servidor aposentado do INSS em MS terá que devolver R$ 680 mil após erro em benefício

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Texturizada e extrafina: camisinhas ‘modernas’ chegam aos postos de saúde em cidade de MS

Últimas Notícias

Política

Em Campo Grande, Perillo afirma que definição de diretório em MS só será em novembro

O presidente nacional do PSDB se reuniu novamente com o governador Eduardo Riedel

Política

Deputados pedem fim de rotatividade em escolas para melhorar educação em MS

Modelo atual tem gerado problemas no sistema educacional, informou Gleice Jane

Política

Câmara derruba veto e atletas trans estão proibidas de integrar equipes femininas na Capital

Projeto polêmico teve parecer contrário da prefeitura, mas parlamentares mantiveram lei de vereadores do PL

Polícia

Engavetamento na BR-163 deixa um morto e trava rodovia com 8 km de congestionamento

Outra pessoa foi socorrida em estado grave, no km -64 da rodovia, próximo à cidade de Juti