Pular para o conteúdo
Justiça

Professores aprovados em concurso tentam convocação por mandado de segurança

Vários processos foram recebidos hoje pela Justiça
Arquivo -

Vários processos foram recebidos hoje pela Justiça

Desde a última terça-feira (2), 36 aprovados em concurso da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizado em 2016, entraram na Justiça com ações contra o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e as secretárias de Educação, Ilza Mateus, e de Gestão, Maria das Graças Macedo. Por meio de mandado de segurança, os aprovados querem ser convocados para o quadro de professores concursados de .

Mesmo aprovados, os profissionais ainda não foram convocados. A revolta deles, conforme apurou a reportagem, se baseia no fato da prefeitura ter convocado, desde o ano passado, professores temporários comissionados para preencher vagas puras, aquelas destinas a concursados.

Parte dos processos começou a tramitar na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas de Fazenda Pública e de Registros Públicos na semana passada, outros foram recebidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) nesta segunda-feira (8). Todos são mandados de segurança que pedem a imediata convocação dos professores.

A maioria dos casos aguarda decisão do juiz responsável pela vara, no entanto, alguns já tiveram decisão favorável à prefeitura. Esse é o caso do processo de um professor aprovado para lecionar Língua Portuguesa na Semed, analisado hoje pelo judiciário.

Sentença do juiz Cezar Luiz Miozzo, da 2ª Vara de Registros, indeferiu o pedido do professor por vários motivos, entre eles o fato do concurso ter validade até junho do ano que vem. Ainda de acordo com o magistrado, a convocação reivindicada pelos professores não se enquadra nos requisitos para mandado de segurança.

Na sentença, o juiz afirma, ainda, que ação impetrada pelo MPE (Ministério Público Estadual) em abril do ano passado contra o então prefeito Alcides Bernal (PP), e as instituições Omep e Seleta já trata do assunto. Na época, o MP questionava a presença de centenas de comissionados na prefeitura contratados por meio de convênio com as instituições em detrimento a vários aprovados em concurso que nunca foram chamados pelo município para trabalhar.

Miozzo afirma que o professor do processo analisado por ele deve aguardar o resultado dessa ação que tramita há 1 ano na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

A reportagem entrou em contato com o escritório de advocacia que representa os aprovados em todas as ações, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria. A assessoria de imprensa da Semed afirmou ao Jornal Midiamax que o setor jurídico da prefeitura ainda não foi notificado sobre os processos. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria