Pular para o conteúdo
Justiça

Por falta de provas, juíza absolve filho do governador do suposto roubo de propina em MS

Magistrada entendeu que depoimentos eram inconsistentes
Arquivo -
Governador Reinaldo Azambuja e o filho Rodrigo
Governador Reinaldo Azambuja e o filho Rodrigo

A juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, da 4ª Vara Criminal de , inocentou Rodrigo de Souza e Silva, filho do governador Reinaldo Azambuja, das acusações de ser o mandante do suposto roubo de propina que seria paga ao corretor de gado José Ricardo Guitti Guimaro, o ‘Polaco’. Em sua decisão, a magistrada entendeu que a denúncia era inconsistente, sem provas concretas do envolvimento do réu no caso e acabou por absolvê-lo.

Contexto

Conforme já noticiado, o roubo teria ocorrido por volta das 15h30 do dia 27 de novembro de 2017, na rodovia BR-262. Ademir José Catafesta, de 62 anos, e o filho Lucas Medeiros Catafesta, de 23 anos, teriam saído de até Campo Grande, para buscar um malote com dinheiro a pedido de ‘Polaco’.

Luiz Carlos Vareiro, de 61 anos, o ‘Velho’, teria sido informado, segundo depoimento dele à Polícia Federal, por ‘pessoas ligadas ao governador Reinaldo Azambuja’, que as vítimas estariam com R$ 270 mil que seriam entregues ao corretor de gado.

Conforme apurado, os valores seriam referentes ao pagamento de propina, tendo em vista que ‘Polaco’ ameaçava delatar uma organização criminosa posteriormente denunciada pelo MPF (Ministério Público Federal) com base na investigação da PFl na Operação Vostok.

Sendo assim, ‘Velho’ teria convocado comparsas e ido atrás do carro em que estavam Ademir e o filho. Os réus ficaram monitorando as vítimas perto do aeroporto de Campo Grande, no acesso à BR-262. O veículo foi seguido e interceptado na rodovia, quando o malote com o dinheiro foi roubado. Houve denúncia imediata do assalto, mas nenhum suspeito foi localizado inicialmente.

Havia informações, inclusive, de que ‘Polaco’ deveria ser morto na ocasião. O arranjo não deu certo porque o corretor de gado desconfiou dos planos e mandou outra pessoa receber o dinheiro em seu lugar. O caso foi descoberto cerca de uma semana depois, com trabalho da Polícia Militar, oportunidade em que os envolvidos foram presos. 

Depoimentos e sentença

‘Velho’, principal envolvido, disse em seus depoimentos que teria recebido ordens de pessoas ligadas ao governador, especificamente o filho dele, Rodrigo. Disse que o objetivo era recuperar o dinheiro da propina entregue supostamente pelo filho do Governador e que o valor seria, parte dele, usado para pagamento dos criminosos envolvidos.

No entanto, a magistrada, ao avaliar os relatos de ‘Velho’, encontrou diversas inconsistências. “[…] No entanto, as diferentes versões apresentadas por Luiz Carlos, tanto na fase inquisitorial quanto em Juízo, evidenciam inúmeras contradições que acabam por fragilizar ainda mais o conjunto probatório, especificamente com relação à participação de Rodrigo no roubo”, explicou a juíza.

“[…] partindo da premissa da veracidade da referida extorsão por parte de ‘Polaco’ (fato diverso do retratado na denúncia, não cabendo a este Juízo qualquer julgamento), não guarda lógica pretender o denunciado remeter o dinheiro a ele e, ao mesmo tempo, simular um roubo, para subtrair o dinheiro por ele mesmo fornecido, segundo a tese da denúncia, dinheiro esse que teria como destino a partilha entre os executores do roubo, e não a restituição ao denunciado. E mais, se o dinheiro destinado a pagar ‘Polaco’ não chegasse a ele, tal fato não importaria certamente no término da mencionada extorsão”, concluiu ela ao absolver Rodrigo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS realiza correição no Imasul e abre canal para receber informações sobre serviços prestados

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Deputado de MS quer limitar poderes de Lula concedidos à Janja por decreto

Pollon quer sustar artigo em decreto presidencial que trata sobre a tarefa de “apoiar o cônjuge”

Polícia

Empresas de MS são alvos de operação que rastreia origem do metanol em bebidas alcoólicas

Equipes estão em Campo Grande, Dourados e Caarapó coletando amostras para análises químicas

Mundo

Falhas na engenharia do submersível Titan causaram implosão, diz relatório

Implosão resultou na morte de cinco pessoas em 2023

Polícia

Embriagado: condutor que tombou carreta de cimento na BR-262 é preso

O teste do bafômetro apontou 0,54 mg/l de álcool, nível considerado crime pelo CTB