Pular para o conteúdo
Transparência

Comitê combate corrupção eleitoral para barrar ‘novos uraganos’ em Dourados

Entidades alertam futura geração de votantes e pais para evitar que novos ‘uraganos’ sejam eleitos
Arquivo -

Entidades alertam futura geração de votantes e pais para evitar que novos ‘uraganos’ sejam eleitos

Mais de 40 entidades que formam o Comitê de Defesa Popular em iniciaram operação contra a corrupção eleitoral. A campanha, que já distribuiu mais de 15 mil panfletos por Dourados, chega às escolas.

De acordo com o presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira, a estratégia é atingir a futura geração de votantes e os pais sobre o voto consciente. Para isto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted) está mobilizando os professores para trabalhar o tema em sala de aula. De acordo com Ronaldo, a iniciativa previne que o município passe por novos escândalos políticos, a exemplo do que aconteceu em 2010 com a .

Para o presidente, é preciso evitar que pessoas de má índole ocupem cargos públicos. “O candidato que oferece gasolina, um trabalho futuro, ou qualquer outra vantagem em troca do voto não deve merecer a confiança do eleitor.

Estas pessoas, que já estão transgredindo a Legislação antes de serem eleitas, poderão causar estragos muito maiores se chegarem a ocupar cargos públicos. Isto prejudica em muito a população que fica desassistida na saúde, educação, infraestrutura e tantas outras áreas. A população precisa entender de uma vez por todas que o voto deve ser consciente e não em troca de um benefício.

Para os cabos eleitorais, a recomendação é que os candidatos comprem apenas a mão de obra e o trabalho e não a consciência”, destaca. Conforme Ronaldo, o movimento surgiu no Grito dos Excluídos, mas foi lançada oficialmente na manhã de ontem na Escola Estadual Reis Veloso. Uma campanha nas redes sociais também deverá ser mais intensa a partir de hoje. A expectativa é deixar panfletos nas salas de aula para lembrar a população sobre o voto consciente.

LANÇAMENTO

Centenas de alunos participaram do lançamento da Campanha ontem na Escola Reis Veloso. De acordo com a vice-presidente do Simted, Gleice Jane Barbosa, este é o primeiro de uma série de eventos que acontecerão até o dia 7 de outubro, data das eleições. “Vamos continuar trabalhando nas escolas de Dourados para que os alunos tenham essa consciência do voto e passem para os seus pais”, disse.

Gleice continuou o discurso aos estudantes, realizando questionamentos sobre a situação dos serviços públicos básicos em seus bairros. “Como anda o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde)? Os postos de saúde nos bairros de vocês tem funcionado? Existe segurança onde vocês moram?”.

Com a negativa dos alunos, ela continuou. “Então, prestem bem atenção em quem votar este ano, para que o fato de 2010, quando o nosso município foi notícia negativa em todo o mundo, não volte a se repetir”, afirmou, lembrando da Operação , desencadeada em 1º de setembro de 2010 que prendeu políticos e empresários da cidade, acusados de diversos crimes.

Para o presidente do Comitê de Defesa Popular de Dourados, Ronaldo Ferreira, o debate realizado nas escolas serve para trazer reflexão aos alunos. “Temos ciência de que muitos aqui ainda não votam, mas reflitam, vejam se em suas casas as escolhas serão realizadas com critério”, afirmou. Após os discursos, o aluno do 1º ano do ensino médio, Gabriel Silva Pereira, 15, colou o cartaz que simboliza a campanha. Mesmo impossibilitado de ir à urna, segundo ele, o voto correto é uma questão de honra dentro de sua residência. “Temos a consciência de que não podemos sujar o nosso nome ‘vendendo’ o voto para esses candidatos. É uma questão de honra”, disse.

MOBILIZAÇÃO

Na próxima quinta-feira, o Simted realizará reuniões nos períodos da manhã e tarde com os educadores na sede do sindicato. O objetivo é discutir a campanha em todas as instituições de ensino da rede pública de Dourados. “Vamos continuar nossa campanha e agora passaremos aos educadores e representantes sindicais, para que possam divulgar o voto consciente em cada escola onde trabalha”, disse Gleice Jane.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas