Pular para o conteúdo
Transparência

Governo confirma mudança de empreiteira, mas nega atraso de repasses

Proteco teria feito contrato de subempreitada, que não exigiria licitação
Arquivo -

Proteco teria feito contrato de subempreitada, que não exigiria licitação

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Milgioli, confirmou, na manhã desta sexta-feira (23), que a Proteco, que pertence ao empresário , tomou o controle das obras do Aquário do Pantanal em um processo sem licitação. Todavia, Miglioli não entende o motivo pelo qual alguns operários afirmam estar com salários atrasados, já que o repasse às empresas prestadoras de serviço estaria em dia.

Na quinta-feira (22), a reportagem do Jornal Midiamax constatou que a empreiteira vencedora da licitação original, Egelte, não está mais no comando das obras, dando lugar à Proteco em um processo sem licitação. Esta, por sua vez, pertence ao homem chamado de ‘papa obras’ do Estado, inclusive ao de denúncia no MPE (Ministério Público Estadual).

Além disso, trabalhadores do Aquário alertaram para o fato de estarem sem receber o salário referente ao mês de dezembro. Segundo os operários, esse atraso de salário se deve, justamente, à tomada do controle da Proteco.

Segundo eles, a informação passada pelos chefes da obra é de que o ex-governador (PMDB) teria feito o pagamento de dezembro à empresa de João Amorim. Esta, por outro lado, teria retido o repasse a fim de obrigar as subcontratadas a não deixar o canteiro de obras.

De acordo com Miglioli, foi feito um contrato de subempreitada com a Proteco. Neste caso, a licitação não seria necessária. “Realmente eles [Proteco] estão tocando a obra, pois fizeram um contrato de subempreitada. O contrato original continua sendo da Egelte. A princípio, nesses casos, não é necessário uma licitação, contudo, o departamento jurídico está analisando se há alguma irregularidade. Se houver faremos um licitação”, diz.

Quanto à reclamação dos trabalhadores de que os salários estariam atrasados, o secretário afirmou que uma equipe de fiscais já está verificando se este fato, realmente, ocorre. “Não entendo porque falaram isso, pois o repasse para as empresas, que é mensal, está em dia, tudo certinho. Por isso pedi para averiguarem se isso procede”, explica.

O secretário frisou que, até a próxima segunda ou terça-feira, os fiscais e o departamento jurídico da Secretaria de Infraestrutura terão terminado as análises. “Vamos dar uma solução para isso até a próxima semana”, conclui.

Auditoria

No início de sua gestão, em janeiro de 2015, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), anunciou a criação de uma comissão para fazer uma auditoria na obra. Na ocasião, ressaltou que seriam analisados os padrões de segurança de engenharia antes de investir qualquer recurso, pois havia denúncias de desperdício de verbas públicas praticados pela gestão do então governador André Puccinelli.

“Não vamos investir recursos sem que me dê segurança jurídica de que o que foi feito até agora está bem feito, com padrão de engenharia, segurança de estruturas, segurança no que tiver para fazer, e se realmente os valores depositados darão para concluir. Precisamos ver quem (empresa de auditoria) tem know how para dar segurança jurídica. Deve ser feito mesmo por uma auditoria externa”, justificou.

Além de órgãos internos do Governo Estadual, foram convidados para fazer parte desta comissão o TCE (Tribunal de Contas Estadual), o MPE (Ministério Público Estadual) e o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Semana passada, o Executivo decidiu que, mesmo sob auditoria, as obras continuam no Aquário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Últimas Notícias

Esportes

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Entre milhares de cliques, de fãs e profissionais, estão os registrados pelas lentes de Giovani Neves de Souza, 38 anos, fotógrafo esportivo contratado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para ser o responsável pelas imagens de divulgação oficial da competição

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência