Pular para o conteúdo
Transparência

Nelsinho e empresa do ex-cunhado, João Amorim, tornam-se réus em ação

Se condenados, os réus podem perder direitos políticos e até devolver dinheiro aos cofres públicos
Arquivo -

Se condenados, os réus podem perder direitos políticos e até devolver dinheiro aos cofres públicos

Ainda longe de ficar pronto, o aterro sanitário de , construído no Bairro Dom Antônio Barbosa, que começou em 2007, pode levar à condenação do ex-prefeito (PMDB), mais sete pessoas e da empresa Anfer Construções, que pertence ao grupo ligado ao empreiteiro dono da Proteco, .

A Justiça Federal acatou o pedido do MPF (Ministério Público Federal) entendendo que existam “fortes indícios de que, durante o processo de licitação destinado à contratação de empresa para implantação do aterro sanitário de Campo Grande, houve direcionamento/favorecimento da vencedora Anfer Construções e Comércio”, que custou quase R$ 5 milhões e que quase oito anos após o início ainda não foi concluída.

A investigação foi conduzida pela CGU (Controladoria-Geral da União), Polícia Federal e Funasa (Fundo Nacional de Saúde), que financiou, por meio de convênio com a prefeitura, o maior valor (R$3,15 milhões).

O MPF alegou que os problemas do aterro nasceram logo na licitação da obra, com favorecimento para Anfer, de propriedade dos mesmos donos da LD Construções e da Financial, empresas formadoras do Consórcio Solurb, que venceu a licitação para coleta de lixo na Capital e também para construção do aterro sanitário, o que para a justiça é irregular. “Dessa forma, paga-se pela mesma obra duas vezes, e ao mesmo pródigo destinatário”, aponta o Ministério Público.

A investigação diz ainda que a Anfer não atestou condições técnicas de tocar a obra, que durante o processo utilizou materiais inferiores ao exigido no contrato, e que mesmo assim Nelsinho inaugurou o local.

“Nelson Trad Filho autorizou o início das operações do aterro, preferindo os louros do reconhecimento como inaugurador da obra ao bom senso e à responsabilidade pelo bem-estar da população e dos trabalhadores do aterro e pela proteção ao meio ambiente. Em outras palavras, atuou de forma a satisfazer interesses próprios, em inaceitável detrimento do interesse público”, diz o relatório.

Além do peemedebista, foram denunciados os servidores públicos Taner Lobo Casal Batista, Bertholdo Figueiró Filho e Aroldo Ferreira Galvão; o empresário Antonio Fernando de Araújo Garcia; os engenheiros João Antonio de Marco e Rogério Shinohara; a empresa Anfer Construções e o então engenheiro contratado Sérgio Romero Bezerra Sampaio. Eles podem ser condenados por improbidade administrativa, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multo e até ao ressarcimento integral do dano aos cofres públicos. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Últimas Notícias

Esportes

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Entre milhares de cliques, de fãs e profissionais, estão os registrados pelas lentes de Giovani Neves de Souza, 38 anos, fotógrafo esportivo contratado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para ser o responsável pelas imagens de divulgação oficial da competição

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência