Pular para o conteúdo
Transparência

Suspeita de manter ‘mensalão’ no MS, Energisa também é investigada na Paraíba

Nova proprietária da Enersul, Energisa é investigada na Paraíba e será chamada à CPI
Arquivo -

Nova proprietária da ,  é investigada na Paraíba e será chamada à CPI

Apesar de negar participação no suposto esquema que teria desviado R$ 700 milhões na operação da Enersul, a Energisa deve ser responsabilizada pela gestão da concessionária de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. A informação é do deputado estadual Marcos Trad Filho (PMDB), que aguarda a oficialização de uma CPI para investigar o papel do grupo empresarial, que também também é alvo de investigações na Paraíba.

Marquinhos Trad rechaçou a informação da Energisa de que não teria conhecimento dos desvios e de que não participou do suposto ‘‘ que teria beneficiado 35 pessoas, entre firmas e apadrinhados políticos, para acobertar problemas em relatórios financeiros. A suposta fraude consta de relatório produzido pela PWC (Pricewaterhouse Coopers) com auditoria nas contas do período em que a Energisa geriu a Enersul, comprada do Grupo Rede em 2013.

Em recente nota enviada à imprensa a Energisa garantiu que os ‘fatos apontados no relatório da PWC, não dizem respeito à atual administração’. No entanto, para provar que a empresa consentia com as irregularidades, um ex-funcionário da empresa, um deputado e também uma vereadora, todos da Paraíba, devem ser convocados para oitiva na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enersul, em .

“Ela quando comprou a Enersul fez uma pesquisa antes, nada foi feito no escuro e ela viu que a Enersul era atrativa e viável. Esta explicação é tão idiota, até num matrimônio, que é privado, quando eles decidem se separar eles têm que dividir o patrimônio ativo e passivo. Agora imagina uma concessionária de serviço publico delegado. A empresa já enganou na Paraíba, onde há inquérito aberto” declarou.

De acordo com o parlamentar, a concessionária aplicava um golpe conhecido como “Fio Preto” nos consumidores paraibanos. Segundo informações da Câmara Municipal de João Pessoa, o fato ganhou dimensão em 2013. A empresa foi denunciada por estimular funcionários a fazerem com que os consumidores trocassem medidores de energia analógicos pelos digitais, onde nessa transição, era colocado um frio preto para desviar energia elétrica.

À época, a Casa de Leis paraibana chegou a realizar sessão especial para debater o assunto, tendo em vista que inúmeras pessoas reclamavam de dívidas junto à empresa pelo suposto gato.

Marquinhos Trad antecipou ainda que auditores da PWC também devem ser acionados para participarem de oitivas. Segundo o deputado, a PWC foi a mesma empresa que auditou a estatal Petrobras por conta dos rombos causados pela corrupção investigada na Operação Lava-Jato. Com a abertura da CPI, A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul investigará as supostas irregularidades e revelar quem são os envolvidos que aparecem em uma “folha confidencial” como possíveis beneficiários do esquema.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pantanal desmatamento tce

Trabalhador morre após cair de caminhão em movimento e ser atropelado no Pantanal

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Semirreboque se solta e atinge monumento do portal de entrada em Corumbá

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Últimas Notícias

Brasil

Explosão residencial mata duas pessoas e deixa feridos em bairro de Olinda

Informações são de que 12 moradores estavam no local no momento da explosão

Trânsito

Familiares e amigos de Denner lamentam morte de jovem durante capotamento na MS-430

Jovem foi sepultado na manhã deste domingo, em São Gabriel do Oeste

Mundo

Roubo cinematográfico no Louvre: o que se sabe sobre o ataque que levou joias inestimáveis?

Após os roubos, os criminosos fugiram em scooter, deixando o local rapidamente

Famosos

Jorge e Mateus causam comoção ao anunciarem pausa na carreira: ‘Chorando’

No 'Viver Sertanejo', Jorge e Mateus deram mais detalhes a respeito do período sabático, sem shows