Pular para o conteúdo
Transparência

Presidente da Fundac investigado pelo MPE assume ordenação de despesas de edital cultural

Decisão foi publicada no Diogrande desta quarta (8)
Arquivo -

Decisão foi publicada no Diogrande desta quarta (8)

O diretor-presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Emerson Borges dos Santos, foi designado como ordenador de despesas da edição de 2016 do (Fundo Municipal de Investimentos Culturais). A nomeação foi divulgada na edição desta quarta-feira (8) do Diogrande (Diário Oficial de ).

Emerson assumiu interinamente a pasta em substituição a Wilton Edgar Acosta, em 13 de maio deste ano. O servidor é citado em uma investigação do MPE (Ministério Público Estadual) sobre suspeitas de irregularidades nas chamadas dos comerciantes para ocuparem os quiosques da “Cidade do Natal”, durante a edição de 2014.

Emerson foi um dos componentes da Comissão de Seleção dos comerciantes naquele ano, e teria facilitado o contrato de um cunhado para vender frango frito e batata frita no evento. As irregularidades apontadas também deram início a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Folia, que investigou o caso e outras suspeitas.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, o ex-gestor da pasta Edgar Acosta afirmou que a Prefeitura estaria compromissada com o destino de 1% do orçamento municipal aos investimentos na Cultura e teria a intenção de pagar o edital pendente do FMIC 2014, mas eximiu a atual gestão da responsabilidade pelo calote, afirmando que estariam tomando as medidas legais possíveis.

O Fórum de Cultura de Campo Grande tem questionado a atuação da Fundac e a composição dos editais de cultura lançados até então, inclusive o não lançamento do edital FMIC 2015. Como ordenador de despesas do FMIC, o presidente da Fundação, Emerson Borges, deve ser o responsável pela autorização de pagamentos, dispensas e recursos aos artistas que se inscreverem no edital de 2016.

(Sob supervisão de Daiane Libero)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
União Europeia

UE fecha acordo para proibição completa de importações de gás russo a partir de 2028

Expulsão de Gaby Spanic de A Fazenda 17 divide opiniões: ‘Nunca mais assisto’

Caiu aí? Usuários relatam instabilidade em Pix, Mercado Livre e em diversos outros sites e aplicativos

Abram as janelas: fumacê percorre seis bairros de Campo Grande nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

‘Apagão’ em sistema da Amazon atinge Alexa, Snapchat e mais de 500 apps no mundo

Últimas Notícias

Brasil

Mercado Livre e o Mercado Pago informam que sistemas voltaram ao normal após instabilidades

Reclamações eram sobre falhas no uso do site e dos aplicativos

Cotidiano

INSS deverá pagar R$ 100 mil de indenização por falta de perícias médicas em agências de MS  

INSS foi condenado a pagar indenização e a regularizar o serviço nas cidades de Rio Verde e São Gabriel do Oeste 

Mundo

Enviados dos EUA chegam a Israel para reforçar cessar-fogo em Gaza após tensões recentes

Governo israelense ameaçou interromper transferências de ajuda após afirmar que Hamas matou dois soldados

Brasil

Lula chama América Latina de zona de paz e critica intervenções

“Podem causar danos maiores do que se quer evitar”, diz a embaixadores