Pular para o conteúdo
Transparência

Servidores tiveram acesso a gabarito de concurso para procurador em MS, diz Gaeco

O MP-MS (Ministério Público Estadual) publicou nesta quarta-feira (4) uma nota dando detalhes da Operação Back Door, deflagrada nesta terça-feira (3), para apurar possíveis irregularidades no concurso público de Procurador Jurídico de Aparecida do Taboado A Operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) teve início após denúncia anônima junto à […]
Arquivo -

O MP-MS (Ministério Público Estadual) publicou nesta quarta-feira (4) uma nota dando detalhes da Operação Back Door, deflagrada nesta terça-feira (3), para apurar possíveis irregularidades no concurso público de Procurador Jurídico de

A Operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) teve início após denúncia anônima junto à Promotoria de Justiça de Aparecida do Taboado, noticiando o favorecimento de alguns servidores, ex-servidor e familiares de servidores públicos no concurso público.

A partir da denúncia, o Ministério Público ajuizou medida cautelar visando à obtenção de cópia dos gabaritos de todas as provas e das listas de presença dos candidatos.

Os favorecimentos foram confirmados: dois servidores inscritos para o cargo de Analista de Controle Interno gabaritaram as provas, enquanto um ex-servidor e o filho de um servidor público, inscritos para o cargo de Engenheiro Civil, tiveram, respectivamente, 39 e 38 questões de acerto, do total de 40 questões.

O MP-MS também investigou o processo licitatório do concurso, uma vez que o Secretário Municipal de Administração, Kaiser Carlos Correa, que indicou a comissão de concurso e as empresas para participarem do procedimento licitatório, também participou do concurso público e obteve acerto de 100% (cem por cento) da prova.

Kaiser foi alvo de mandado de prisão temporária ainda na manhã desta terça-feira. Durante o cumprimento do mandado, equipes do Gaeco encontraram munições sem registro e autorização em sua residência.

A investigação ainda constatou que um servidor integrante da Comissão Permanente de Licitação também se encontrava inscrito para o concurso público realizado pelo município de Aparecida do Taboado.

Operação Back Door

Com o resultado das investigações, o Ministério Público ingressou com pedido de busca e apreensão no âmbito da Operação Back Door, assim como de prisão temporária de um dos investigados, visando à colheita de outras provas.

Nesta terça-feira, o Gaeco esteve na cidade de Aparecida do Taboado cumprindo os mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na Prefeitura do município, assim como o mandado de prisão temporária expedido em face de um Secretário Municipal.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na comarca de /MS, na sede da empresa responsável pelo concurso público.

O MP-MS informa que os fatos estão sendo investigados em procedimentos sigilosos, objetivando, a princípio, a apuração dos delitos de fraude em certame de interesse público, fraude à licitação e associação criminosa, além de improbidade administrativa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas