Pular para o conteúdo
Transparência

Dono da JBS diz que tinha ‘linha direta’ com Reinaldo na governadoria

Além de revelar à Polícia Federal que pagou R$ 70 milhões em propina ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) no período de 2 anos, o dono da JBS Wesley Batista também deu detalhes de como as tratativas eram feitas. O executivo revelou existir um contato telefônico direto entre ele e o governador. As informações estão no […]
Arquivo -
Dono da JBS diz que tinha 'linha direta' com Reinaldo na governadoria
Delator disse que conversava com governador por telefone fixo (Foto: Divulgação/Chico Ribeiro/Subsecom)

Além de revelar à Polícia Federal que pagou R$ 70 milhões em propina ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) no período de 2 anos, o dono da JBS Wesley Batista também deu detalhes de como as tratativas eram feitas. O executivo revelou existir um contato telefônico direto entre ele e o governador.

As informações estão no depoimento prestado por Wesley à PF em dezembro do ano passado, em consequência de delação premiada. A transcrição foi anexada, há pouco mais de três meses, no inquérito contra Reinaldo que tramita no STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

A propina, de acordo com executivos da JBS, incluindo o próprio Wesley, foi uma forma que a empresa encontrou, desde 2003, de obter benefícios fiscais em Mato Grosso do Sul. O contato entre Reinaldo e Wesley teria iniciado ainda na época da campanha eleitoral do tucano ao Governo do Estado, em 2014.

No depoimento, Wesley Batista explica que as reuniões entre os dois eram geralmente agendadas entre a secretária de Reinaldo e a secretária do executivo da JBS, que trabalhava no escritório da empresa, em . “Que ligava do telefone do Palácio do Governo para a secretária do depoente [Wesley], no telefone fixo da sala do depoente na JBS”, conta o delator.

Ainda de acordo com o dono da gigante frigorífica, desde que Reinaldo assumiu o Governo do Estado as tratativas sobre propina mudaram. O que antes ocorria apenas pessoalmente, depois de 2015 passou a ser tratado também por telefone.

A ‘linha direta’ entre Reinaldo e Wesley partia do gabinete do governador, detalha o delator. “Eventualmente através de telefone fixo, entre os terminais da JBS e o do Gabinete do Governo do Mato Grosso do Sul”.

Wesley Batista também contou à Polícia Federal que parou de atender aos pedidos do governador em abril do ano passado, mas que o tucano insistia nos contatos. “Até início de maio de 2017 ainda houve ligações da secretária de para a secretária do depoente [Wesley], tentando agendar reuniões entre ambos”, afirma o delator.

À PF, Batista ainda se comprometeu a buscar os registros telefônicos que comprovassem o fatos narrados, e anexá-los ao processo.

Dono da JBS diz que tinha 'linha direta' com Reinaldo na governadoria

Outro lado

O advogado do governador Reinaldo, Gustavo Passarelli, afirmou ao Jornal Midiamax nesta segunda-feira (6) que seu cliente mantém ‘serenidade e tranquilidade’ diante dos fatos novos detalhados nas delações.

“É uma colaboração desacreditada, tanto que está sendo rescindida pela justiça. Ela está contaminada desde a origem”, argumenta Passarelli. Ele também cita a suposta participação do ex-procurador Marcelo Miller na elaboração do acordo, um dos motivos usados para desacreditar a delação premiada.

A defesa também alega que os donos da JBS respondem a um processo criminal, e que por isso apresentam alegações que não correspondem à verdade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Últimas Notícias

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA

Trânsito

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Segundo a Guarda Municipal, ele responderá por desacato, resistência à prisão e infrações de trânsito