Pular para o conteúdo
Transparência

Julgamento é adiado, mas dois aceitam recurso contra Rodrigo Silva por roubo de propina

Após a juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, da 4ª Vara Criminal de Campo Grande, rejeitar a denúncia criminal de roubo majorado contra Rodrigo de Souza e Silva, filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), dois desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) acataram o recurso do MPMS (Ministério Público Estadual) nesta […]
Arquivo -

Após a juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, da 4ª Vara Criminal de , rejeitar a denúncia criminal de majorado contra Rodrigo de Souza e Silva, filho do governador (PSDB), dois desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) acataram o recurso do (Ministério Público Estadual) nesta terça-feira (10).

Rodrigo é acusado pelos três promotores do Patrimônio Público de Campo Grande, Adriano Lobo Viana de Resende, Marcos Alex Vera de Oliveira e Humberto Lapa Ferri por ser o mandante de um roubo de propina que deu errado e por ter supostamente encomendado uma execução.

O recurso do Ministério começou a ser votado nesta terça, durante a sessão da 2ª Câmara Criminal. Já votaram a favor o relator do caso, desembargador José Ale Ahmad Netto e o desembargador Jonas Hass Silva Júnior. Em substituição, o juiz Waldir Marques pediu vistas do caso para poder votar.

Até a conclusão, os desembargadores ainda podem mudar os votos. Apesar do caso tramitar em sigilo, após o decorrer do processo, os autos serão abertos e será de conhecimento público como cada um deles votou e como foi apresentada a acusação dos promotores, que apontaria documentos e depoimentos que ligariam Rodrigo Silva ao caso.

Julgamento é adiado, mas dois aceitam recurso contra Rodrigo Silva por roubo de propina

Dados na decisão de Felix Fisher

Filho do governador Reinaldo Azambuja, Rodrigo ficou preso por cinco dias após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deflagrar a Operação Vostok. Na época, o aposentado Luiz Carlos Vareiro, 61 anos, afirmou que teria sido contratado por Rodrigo para roubar e executar o corretor de gado José Ricardo Gutti Gumari, o ‘Polaco’.

A revelação constou na decisão do ministro Felix Fisher. Segundo a decisão, “no bojo das investigações, verificou-se a possível arregimentação de eventual eliminação/morte de um dos atores da organização criminosa, o investigado José Ricardo Gutti Gumari, conhecido como “Polaco”, em decorrência da sua ausência de fidelidade a organização”.

Conforme o documento, Polaco estaria chantageando os envolvidos no esquema, sob ameaça de que faria uma delação premiada. Consta ainda que o Preso por suposto roubo de veículo na BR-262, Vareiro denunciou o plano, supostamente encabeçado pelo filho do governador.

Na época, o lavador de carros denunciou que roubou “propina” de R$ 270 mil paga por integrantes da administração estadual a Polaco. Articulador do roubo, Vareiro exigiu a presença do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para revelar como orquestrou o crime.

De acordo com denunciante, o filho de Reinaldo Azambuja teria lhe procurado para encomendar o roubo da propina destinada a Polaco, além da morte do corretor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Últimas Notícias

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA

Trânsito

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Segundo a Guarda Municipal, ele responderá por desacato, resistência à prisão e infrações de trânsito