Pular para o conteúdo
Transparência

Não seremos complacentes, diz corregedor do CNJ ao abrir inspeção no TJMS

O ministro Humberto Martins, corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), abriu a inspeção no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (21) explicando que o trabalho na Corte será de acompanhamento de rotina e pontuou ser uma pessoa rigorosa. “Não somos e não seremos complacentes. Se constatarmos algum desvio, seremos […]
Arquivo -
Ministro Humberto Martins
Ministro Humberto Martins

O ministro Humberto Martins, corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), abriu a inspeção no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (21) explicando que o trabalho na Corte será de acompanhamento de rotina e pontuou ser uma pessoa rigorosa. “Não somos e não seremos complacentes. Se constatarmos algum desvio, seremos enérgicos”.

Martins ressaltou que o trabalho de correição deverá acontecer nos 27 tribunais pelo país como parte do programa que implantou junto com a gestão dele na Corregedoria. Na ocasião, serão coletados dados dos setores de informática e processuais, na intenção de se fazer uma radiografia dos tribunais estaduais do Brasil.

“Essas inspeções são o elo entre o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais de Justiça. Não são para punir, mas sim para conversar, dialogar e, no fim, encaminhamos relatório prévio com relação ao que for encontrado. Isso é submetido ao Conselho com eventuais recomendações”, explicou o ministro.

O corregedor frisou que a intenção da Corregedoria é fazer uma Justiça ágil e eficiente, uma ferramenta importante para fazer radiografia dos Tribunais e melhorar o funcionamento em atendimento ao público, julgamentos e questões extrajudiciais.

Durante o discurso aos desembargadores, o corregedor comentou sobre a imparcialidade de quem julga. “Juiz não pode favorecer e ferir a lei. Sou rigoroso com desvio de conduta. Juiz tem que ser imparcial porque ele defende a tese. O advogado tem que ser parcial por defender a parte”.

Atendimento

A partir das 14h30, em gabinete do CNJ instalado ao lado do Salão Pantanal, o Ministro Humberto Martins, Corregedor Nacional de Justiça, atenderá ao público por ordem de chegada, com credenciamento a partir das 14 horas, oportunizando ao cidadão oferecer reclamações, solicitar informações ou sugerir melhorias para o serviço jurisdicional diretamente ao corregedor.

Na programação da inspeção, o Corregedor do TJMS deve apresentar ao Ministro e à equipe do CNJ as novas instalações da Corregedoria do Tribunal, onde foram instalados o Numopede (Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas), o Naccrim (Núcleo de Apoio de Combate ao e de Improbidade Administrativa) e a Covep/GMF (Coordenadoria das Varas de Execução Penal/Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário).

O Corregedor entregará ainda um relatório das atividades desenvolvidas pela Corregedoria-Geral de Justiça de 30 de janeiro a 30 de setembro de 2019, além de um cronograma de metas a serem implementadas pelo órgão no decorrer do restante do biênio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência, Agetran promete melhorias na ciclovia da Avenida Cônsul Assaf Trad

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

‘Obrigada por realizar o sonho da minha filha’: fã de 9 anos conhece Wallace na Supercopa de Vôlei

bienal do livro em campo grande

Próxima Bienal do Livro em Campo Grande já está sendo planejada e tem datas previstas

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

‘Onda Verde’ está ativa em 12 vias da Capital, mas ainda desafia motoristas

Últimas Notícias

Brasil

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Homens, jovens e pessoas com ensino superior são os grupos com maior otimismo sobre o uso da IA

Mundo

Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas expectativa é de entendimento com Xi

Republicano alegou ter sido ameaçado pela China e por isso revidou com as tarifas

MidiaMAIS

Mãe de Eliza Samúdio faz apelo sobre fake de Bruninho: ‘peço aos amigos’

Avó fez esclarecimento sobre perfil atribuído ao neto no TikTok

Política

Lei obriga prefeito de Antônio João a publicar estoque atualizado de medicamentos

Plataforma deverá ficar disponível aos contribuintes por meio do site da prefeitura