Pular para o conteúdo
Transparência

Peça-chave na Operação Vostok, Polaco será ouvido pela PF em 10 de setembro

O 101º nome na lista de intimados para depor na força-tarefa da Operação Vostok é José Ricardo Guitti Guimaro, o Polaco. Ele deve ser ouvido pela PF (Polícia Federal) na próxima terça-feira (10), em Brasília (DF). Em 2018, quando a operação foi deflagrada, ele chegou a ficar foragido e foi o último preso pela PF. […]
Arquivo -
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O 101º nome na lista de intimados para depor na força-tarefa da é José Ricardo Guitti Guimaro, o Polaco. Ele deve ser ouvido pela PF (Polícia Federal) na próxima terça-feira (10), em (DF). Em 2018, quando a operação foi deflagrada, ele chegou a ficar foragido e foi o último preso pela PF.

A força-tarefa iniciada na terça-feira (3) foi determinada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), um ano após o início das ações da Vostok, que apura esquema de corrupção delatado pelos donos da JBS, Wesley e Joesley Batista, e que cita parte da alta cúpula da gestão estadual, incluindo o governador (PSDB).

Corretor de gado, Polaco é apontado como envolvido no esquema que usava justamente notas frias de compra e venda de gado para tentar esquentar o dinheiro oriundo de propina para conceder incentivos fiscais a empresas no Estado.

O advogado de Guitti Guimaro, José Roberto Rosa, confirmou o depoimento na próxima terça-feira e que vai acompanhar o cliente em Brasília. A oitiva dele acontece fora de pois, atualmente, Polaco mora no Pará.

“Imagino que chamaram [Polaco] para ser ouvido por último por que ele deve ser a pessoa que deve ter mais coisas a dizer, imagino eu”, comenta Rosa. Testemunhas ouvidas pela PF em afirmaram ao Jornal Midiamax que foram perguntadas sobre a relação delas com Reinaldo Azambuja e com os presos em 2018.

Além disso, foi relatado que os questionamentos dos delegados, que vieram de Brasília para realizar os depoimentos na Capital, fizeram perguntas referentes a uma conta bancária usada para realizar tais transações, e que contava com R$ 12 milhões. A equipe que veio especialmente para os depoimentos foi embora quinta-feira (5).

Já um dos investigados, o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, teria respondido sobre empréstimos bancários realizados por ele dentro do período a que se refere as investigações da PF. Outro investigado, o ex-prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, afirmou que as perguntas foram repetidas.

Sem prisões

Ao contrário da deflagração em 2018, a força-tarefa dessa semana só colheu depoimentos. Entre pessoas e empresas, foram 102 intimações. Entre terça e quarta-feira (4), foram ouvidas 81 pessoas em Mato Grosso do Sul e 15 fora do Estado. Mesmo tendo sido preso ano passado, o filho do governador, Rodrigo Souza e Silva, não foi sequer intimado.

Entre os ouvidos, estão 14 investigados na Vostok que foram presos há um ano em decorrência da deflagração da operação. São eles o delator da Lama Asfáltica, Ivanildo Miranda, o empresário João Roberto Baird, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), Márcio Monteiro, Nelson Cintra, e o pecuarista de Aquidauana, Zelito Ribeiro.

Além deles, dono do frigorífico Buriti, Pavel Chramosta, e seu filho, Daniel Chramosta, também foram à sede da PF depor, na quarta-feira. Já entre as testemunhas, está o irmão e a mãe do governador, a esposa de Cintra e a esposa do secretário estadual Sérgio de Paula, principal articulador político de Azambuja.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued