Pular para o conteúdo
Transparência

Sem novo contrato, Portal da Transparência da Câmara de Dourados está fora do ar

O Portal da Transparência da Câmara de Dourados está fora do ar e sem previsão de retorno imediato. O contrato com a mantenedora do site, a empresa Quality Sistemas, encerrou no último dia 31 dezembro. Segundo recém-eleito presidente da Casa de Leis, Alan Guedes, o impasse aconteceu porque a empresa teve o nome envolvido na […]
Arquivo -
Sem novo contrato, Portal da Transparência da Câmara de Dourados está fora do ar
Central de IPTU (Foto: Câmara/A. Frota/Divulgação)

O Portal da Transparência da Câmara de Dourados está fora do ar e sem previsão de retorno imediato. O contrato com a mantenedora do site, a empresa Quality Sistemas, encerrou no último dia 31 dezembro. Segundo recém-eleito presidente da Casa de Leis, Alan Guedes, o impasse aconteceu porque a empresa teve o nome envolvido na Operação Cifra Negra, que investiga um esquema de fraudes em licitações.

Segundo Guedes, o órgão já havia suspendido o contrato com a empresa logo após a operação ser deflagrada, mas um recurso em impetrado por ela no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) no último dia 24 de dezembro, garantiu a continuidade do serviço, que alcançou vencimento no dia 31.

“Já havia a renovação do contrato, mas devido ao imbróglio das investigações não foi possível que a mesa diretora o aprovasse. No entanto, na próxima segunda-feira (7), eu irei pedir a Comissão de Licitação da Câmara que analise o projeto e faça um relatório, para que nós, a mesa, possa ou não aprová-lo. Acredito que no máximo em cinco dias o problema seja resolvido, pois a empresa conseguiu na Justiça a liberação do contrato”, projetou.

Além disso, o presidente afirmou que, apesar de o site estar fora do ar, o problema não causou transtorno ao cidadão. “Como estamos em recesso, nenhuma exoneração e contrato foi viabilizado, portanto não foi afetado o acesso da população a essas informações. No entanto, temos o objetivo de resolver o quanto antes esse problema, pois caso ele não seja sanado, a Câmara poderá sofrer multas por não divulgar esses documentos. Não queremos começar o nosso mandato com esse problema”, explicou.

Empresa

A reportagem do Jornal Midiamax entrou com contato com a Quality Sistemas. De acordo com o responsável pelo departamento de T.I. (Tecnologia da Informação), Luís Cláudio Ribeiro, o sistema foi bloqueado porque a empresa por Lei não pode prestar o serviço sem que o contrato seja renovado.

“Nós não podemos fazer nada fora da normalidade e ficamos aguardando da posição do órgão e, por isso, fomos obrigados a tirar o sistema do ar. A gente está preocupado e esperamos que o impasse seja resolvido o quanto antes. Nós presamos o fácil acesso para todos os cidadãos sobre as informações dos órgãos que atendemos, não queremos prejudicar a sociedade douradense, porém não depende da empresa a volta do serviço”, argumentou.

Operação Cifra Negra

A empresa, responsável pela gestão do portal, é envolvida na investigação do Ministério Público Estadual (MPE-MS) que encontrou indícios de fraude em licitações para benefícios durante o processo de contratação.

Segundo apontamentos obtidos durante a Operação Cifra Negra, eles pagavam mesadas para que vereadores da Casa facilitassem o processo. Quando foi deflagrada, em 5 de dezembro, a operação levou para a cadeira os parlamentares Pedro Pepa (DEM), Cirilo Ramão (MDB) e Idenor Machado (PSDB), o ex-vereador Dirceu Longhi, o ex-servidor Amilton Salinas, um ex-assessor, empresários e duas mulheres.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado

Casal é preso em flagrante por violência física e psicológica contra idosa

tcu br-163 ministro

TCU: persistem indícios de irregularidades graves em 15 obras fiscalizadas

Dólar tem leve alta com cautela externa e fiscal, mas fecha abaixo de R$ 5,40

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Novela gravada em Campo Grande aposta em formato vertical para redes sociais

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova urgência para votar projeto que cria bancada cristã

Além disso, o líder da bancada terá direito de participar das reuniões de líderes da Câmara

Cotidiano

Corredor morre na Santa Casa dez dias após passar mal na Corrida do Pantanal

Ele foi socorrido por médicos durante o evento esportivo

Esportes

Bahia bate Internacional em jogo atrasado e encosta no G-4 do Brasileirão

Se colocou em boa posição na briga por vaga na Copa Libertadores 2026

Cotidiano

VÍDEO: Shopping Campo Grande fica sem energia elétrica

Segundo a shopping, houve uma indisponibilidade que causou a queda da energia