Pular para o conteúdo
Transparência

Sindicato vai à Justiça para IFMS pagar auxílio até aos servidores que usam carro

A Justiça Federal de Campo Grande aceitou tramitação de ação civil pública ajuizada por sindicato de servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que tentam obrigar judicialmente que o instituto pague auxílio transporte para todos os servidores, mesmo aqueles que não usam o transporte público. O pedido do Sinasefe-MS (Sindicato Nacional dos […]
Arquivo -
Servidores tentam garantir auxílio transporte para todos (Foto: Arquivo
Servidores tentam garantir auxílio transporte para todos (Foto: Arquivo

A de aceitou tramitação de ação civil pública ajuizada por sindicato de servidores do (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que tentam obrigar judicialmente que o instituto pague auxílio transporte para todos os servidores, mesmo aqueles que não usam o transporte público.

O pedido do Sinasefe-MS (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional) foi feito em abril deste ano e nesta segunda-feira (16), conforme publicado no Diário Oficial da Justiça Federal, o juiz Renato Toniasso, da 1ª Vara Federal de Campo Grande, autorizou a tramitação da ação civil pública.

Antes de ingressar com a ação, o sindicato que representa os servidores tentou negociações administrativas com o IFMS para pagamento do auxílio transporte a todos servidores. Em nota divulgada em agosto do ano passado, o Sinasefe-MS informava aos filiados que se não houvesse sucesso nas solicitações administrativas, ingressaria com ação judicial.

No pedido, o sindicato afirma que há jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em razão de decisão de 2016 que reconheceu pagamento de auxílio transporte para servidores públicos independente do meio que ele utilize para se deslocar de casa ao trabalho. A decisão tinha como base a Medida Provisória 2.165-36/2001

“O auxílio-transporte tem por finalidade o custeio de despesas realizadas pelos servidores públicos com transporte, mediante veículo próprio ou coletivo municipal, intermunicipal ou interestadual, relativas aos deslocamentos entre a residência e o local de trabalho e vice-versa”, dizia a decisão do STJ.

Em fevereiro de 2016, a Justiça Federal de concedeu pedido semelhante ao Instituto Federal daquele estado. Com isso, servidores que utilizam carro ou moto para ir ao trabalho também recebem auxílio transporte, desde que comprovem os gastos com combustível.

Na ação civil pública ajuizada em março, o Sinasefe-MS afirmou que o IFMS, diferente de outros órgãos públicos, nega “a possibilidade de recebimento do auxílio-transporte em casos de utilização de veículo próprio”. O auxílio, segundo o sindicato, só é pago a servidores que comprovem despesas com mediante apresentação de recibos.

No pedido, o sindicato solicitava que a Justiça concedesse antecipação de tutela, ou seja, julgasse em caráter liminar decisão para que o IFMS já iniciasse o pagamento do auxílio. O juiz Renato Toniasso, porém, negou o pedido antecipado e irá julgar o mérito da ação.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de imprensa do IFMS para posicionamento do instituto em relação à ação e aguarda retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo fpm

FPM de outubro começa com queda de 2% e soma R$ 86 milhões para municípios de MS

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

VÍDEO: Tempestade destrói casas e há chance de ventos de até 100km/h em Corumbá

Fronteira entre Corumbá e Bolívia segue fechada para votação presidencial

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

VÍDEO: ladrão finge ser cliente e leva R$ 1,5 mil de shopping em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Comissão do Senado vota texto substituto de Tereza Cristina sobre terras na fronteira

Projeto deve ser apreciado na CRA na terça-feira (21)

Brasil

Incêndio em apartamento mata jovem de 26 anos e fere outras duas pessoas em São Paulo

Moradora identificada como Tiffany Mariana Ferreira Branco inalou muita fumaça durante o incêndio

Famosos

Vai terminar? Belo se pronuncia após polêmicas de Rayane em A Fazenda 17: ‘Maluco’

Belo botou a boca no trombone após Rayane Figliuzzi protagonizar polêmicas em A Fazenda 17

Brasil

Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco

Veiculo levava 40 passageiros; 17 estão internados em Garanhuns