Pular para o conteúdo
Transparência

STF nega pedido de Raquel Dodge para prender novamente réus da Lama Asfáltica

O ministro Alexandre de Moraes negou no último dia 29 de agosto pedido da PGR (Procuradora-Geral da República) Raquel Dodge para prender novamente cinco réus da Operação Lama Asfáltica. Na decisão monocrática, o ministro disse não ter visto afronta do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), como […]
Arquivo -
Alexandre de Moraes. (Foto: STF)

O ministro negou no último dia 29 de agosto pedido da PGR (Procuradora-Geral da República) Raquel Dodge para prender novamente cinco réus da Operação Lama Asfáltica. Na decisão monocrática, o ministro disse não ter visto afronta do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), como no ano passado, quando oito réus foram presos.

Dodge havia solicitado novamente a prisão dos empresários João Alberto Krampe Amorim Dos Santos, Elza Cristina Araújo Dos Santos, Ana Paula Amorim Dolzan, o ex-fiscal de obras da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) Wilson Roberto Mariano de Oliveira e da filha, Mariane Mariano de Oliveira Dornellas.

Para o ministro, as decisões do TRF-3 que os colocou em liberdade não se tratam mais de revisão de decisões do Supremo, mas com motivos distintos, assim como o tempo transcorrido. Moraes também alegou que eventuais insurgências quanto ao acerto dessas decisões deve seguir as vias convencionais de impugnação.

Agravo

No início de agosto, Dodge protocolou um agravo regimental na RCL (Reclamação) 30313 que tramita no STF alegando que  ‘ao revogar as prisões preventivas, pela segunda vez, o Tribunal reclamado, com fundamento em situação já vigente quando do julgamento, pela 1ª Turma desse STF, do HC nº 135.027, novamente violou a autoridade da decisão proferida por esse STF’. Para a procuradora, as ordens questionadas usaram como argumentos não acolhidos pelo Supremo.

A sequência de determinações que levaram e tiraram da cadeia o grupo começou em 2016, quando o ministro Marco Aurélio, do STF, concedeu soltura. Posteriormente, a 3ª Vara Federal da decretou nova prisão preventiva, em mais uma etapa da Lama Asfáltica. Recurso no TRF cancelou a prisão, em 5 de dezembro daquele ano.

Em contrapartida, determinou medidas cautelares aos envolvidos e usou o argumento de que tal prisão não se ‘alicerçava em motivação distinta’ da ocasião anterior, em que Marco Aurélio havia concedido liberdade.

Em março de 2018, o ministro Alexandre de Moraes, também do STF, determinou a que Amorim e o restante voltassem para a cadeia, revogando a decisão que os mantinham em liberdade. Novamente, poucos dias depois, o Tribunal Regional Federal decidiu acatar habeas corpus que liberavam os cinco réus, relatou no agravo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
anta nadando no rio sucuri

VÍDEO: No rio das sucuris, anta dá mergulho surpreendente e é acompanhada por turistas

Sesau realiza mutirão para atualizar vacinação de crianças e adolescentes neste sábado

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

Seu bairro está na rota? Fumacê percorre quatro regiões de Campo Grande nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

FetecMS

Bolsistas apresentam 100 projetos na maior feira científica de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Polícia

Jovem agride ex-companheira de 16 anos ao tentar reatar relacionamento

O casal mantinha relação extraconjugal

Brasil

Moraes autoriza que Bolsonaro faça almoço de aniversário de 15 anos da filha em casa

Ministro do STF permitiu a entrada de nove pessoas para aniversário da caçula de ex-presidente

Brasil

Adolescente é baleado após tentar assaltar policial aposentado no trânsito de SP

Polícia investiga envolvimento de adolescente com grupo especializado em roubo de motos e celulares na região central de SP

Transparência

Ex-diretora do Detran-MS é absolvida de acusação por embolsar R$ 95 mil do órgão

Maria das Graças Freitas foi denunciada por receber valores 'por fora' e não repassar à autarquia