Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS suspende decisão que retirava controle da Eldorado Celulose dos irmãos Batista

A disputa bilionária pelo controle da Eldorado Celulose entre os irmãos Wesley e Joesley Batista e o empresário Mário Celso Lopes continua. Agora, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu decisão anterior do próprio tribunal em que o controle majoritário da empresa era retirado da J&F Investimentos. No fim de novembro, […]
Arquivo -
Eldorado Brasil instalada em Três Lagoas. | Foto: Divulgação
Eldorado Brasil instalada em Três Lagoas. | Foto: Divulgação

A disputa bilionária pelo controle da Celulose entre os irmãos Wesley e e o empresário Mário Celso Lopes continua. Agora, o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu decisão anterior do próprio tribunal em que o controle majoritário da empresa era retirado da J&F Investimentos.

No fim de novembro, o desembargador Nélio Stábile concedeu o direito de Mário Celso participar “de todas as deliberações” envolvendo a empresa até o julgamento do mérito da ação de nulidade acionária. Com isso, a holding teria perdido o controle acionário.

Porém, a J&F Investimentos, que controla empresas como a Eldorado e a JBS, contesta a informações prestadas ao tribunal arbitral por Mário Celso, afirmando que são mentiras. A Justiça paulista já tinha dado decisão favorável aos Batista, na quinta-feira (19).

Com essa nova decisão, foi suspensa a retomada de 8,28% das ações de Mário Celso Lopes na Eldorado e seu direito a voto na empresa. Além da J&F, a Paper Excellence S.A também possui ações e tem direito a participar das decisões da empresa, localizada em e uma das principais produtoras de celulose do mundo.

O desembargador Sérgio Fernandes Martins, corregedor-geral de Justiça do Estado, avaliou o caso e considerou que uma eventual alteração no controle da empresa representa risco de “impacto de ordem econômica, financeira e tributária” ao Estado e ao país. O número de trabalhadores envolvidos, cerca de 4 mil, também serviu de justificativa.

“Portanto, é muito provável que a MJ [que sequer existe] ou a MCL, como requerida nesta demanda, tenham qualquer participação acionária atual na Eldorado, já que toda a participação da última, via MJ, foi alienada à J&F, motivo pelo qual há de se deferir a tutela, tal como pleiteada”, frisa Fernandes Martins.

Assim, fica suspenso o direito a voto concedido à Mário Celso até o julgamento da causa, que acontecerá em 2020 na 2ª Câmara Cívil do TJMS. A última sessão de 2019 aconteceu no dia 17 deste mês e ainda não há agendamento para o ano que vem.

Imbróglio

Mário Celso era dono da MCL Fundo de Investimento que, em 2012, vendeu a MJ Participações – empresa a qual dava a Lopes 25% da Eldorado – para a J&F. Porém, ele alega que não vendeu 100% da MJ, o que segundo o desembargador Sérgio Martins não se comprova nos documentos anexados ao processo que corre no Tribunal.

“É incontroverso que a venda das ações pela empresa requerida MCL Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia à J&F Investimentos S.A ocorreu em 15.5.2012, ou seja, há quase 8 (oito) anos atrás, não havendo, portanto, perigo de dano à empresa requerida MCL Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia”, expõe Martins.

O desembargador ainda completa que “apenas em 13.9.2019 [Mário Celso] ajuizou ação pleiteando reconhecimento de nulidade cumulada com descumprimento de obrigação acionária (autos principais n. 0805496-40.2019.8.12.0021), o qual levou o magistrado de primeiro grau, Márcio Rogério Alves, a indeferir o pedido de tutela antecipada”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo sucumbe sem repertório em campo e perde para o Grêmio pelo Brasileirão

A equipe são-paulina sucumbiu sem conseguir aproveitar o breve momento em que foi melhor

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO