Pular para o conteúdo
Transparência

Ufólogo do ET Bilú e da ‘Terra convexa’ recebe título de cidadão campo-grandense

O ufólogo Urandir Fernandes, que volta e meia aparece envolvido em polêmicas, teve aprovada pela Câmara Municipal da Capital a outorga de título de cidadão campo-grandense, conforme publicado nesta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Legislativo. A homenagem foi concedida pelo vereador Dr. Antonio Cruz (PSDB). Urandir ficou nacionalmente conhecido após aparecer na televisão, e...
Arquivo -
Foto: Reprodução da TV
Foto: Reprodução da TV

O ufólogo Urandir Fernandes, que volta e meia aparece envolvido em polêmicas, teve aprovada pela Câmara Municipal da Capital a outorga de título de cidadão campo-grandense, conforme publicado nesta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Legislativo. A homenagem foi concedida pelo vereador Dr. Antonio Cruz (PSDB).

Urandir ficou nacionalmente conhecido após aparecer na televisão, em rede nacional, apresentando um suposto extraterrestre chamado Bilú, que estaria na comunidade que ele gerencia, no município de – a comunidade foi nomeada Cidade Zigurats. A principal frase do ET Bilú era “busquem conhecimento”.

Na comunidade, também conhecida como Projeto Portal, moram várias pessoas seguidoras de Urandir e de seus ensinamentos, o que gera grande polêmica, principalmente quando o pesquisador é confrontado por outros ufólogos, como Ademar Gevaerd, que morou por vários anos em e edita a Revista UFO.

Entre as pesquisas de Urandir, que tem 53 anos e é nascido no interior de São Paulo, está a de que o planeta Terra não é redondo, e sim convexo. Em 2018, ele também recebeu homenagens de deputados estaduais e foi alvo de carta de repúdio de Gevaerd. A situação virou motivo de piada entre a população.

As controvérsias de Urandir não param por aí. Em 2009, chegou a ter problemas com a polícia por suspeitas de estelionato e falsidade ideológica, além de curandeirismo e charlatanismo. O ufólogo mantém há 22 anos a Associação Dakila de Pesquisas, onde afirma fazer estudos em várias áreas, como genética e astronomia.

A reportagem tentou contato telefônico com o vereador para ouvir um posicionamento sobre a homenagem, mas obteve êxito. O mesmo ocorreu com a assessoria de imprensa da Câmara. A data que será entregue a homenagem ainda é incerta.

Ufólogo do ET Bilú e da 'Terra convexa' recebe título de cidadão campo-grandense
Imagem de como seria o planeta Terra, segundo Urandir (reprodução Dakila Pesquisas)

Justificativa do vereador

Conforme a justificativa apresentada no decreto legislativo por Antonio Cruz, Urandir merece receber o título de cidadão campo-grandense pois foi aqui que fundou a Dakila, tendo, segundo a publicação, 4,5 mil sócios e outros 9 milhões de participantes espalhados mundo à fora. Ele também seria um empresário que beneficia a cidade.

No caso, ele é apontado como presidente do grupo empresarial BKC Brazilian Kimberlyte Clay, que atuaria na construção civil, área de cosméticos e farmacêutica. Uma de suas marcas, a Kion Cosmetics, seria reconhecida mundialmente e usa como ativo principal da composição a argila vermelha, encontrada em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, Urandir manteria um quiosque no Shopping Campo Grande e em breve deve abrir outra loja física, Shopping Market Place, em São Paulo (SP). Cruz também indica que ele foi condecorado ano passado pela Abfip (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz).

Influente

Além disso, é revelado que em março deste ano o ufólogo palestrou para vereadores, em evento da União de Vereadores no TCE (Tribunal de Contas do Estado), onde mostrou-se aberto para realizar parcerias com lideranças políticas e empresariais, tendo recebido o Troféu Nelson Trad no evento Golden Night.

Já em abril, Cruz frisa que Urandir recebeu a Medalha Tiradentes, homenagem que o Comando da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul oferece anualmente para várias pessoas por seus serviços prestados à sociedade. No mesmo mês, recebeu o troféu Destaque 2019 na Marcha Nacional dos Vereadores, em Brasília (DF).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda

Trânsito

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Genildo da Veiga Machado chegou a ser levado com oxigenoterapia até o Hospital Municipal de Ivinhema