Pular para o conteúdo
Transparência

Após encontrar irregularidades, MPMS firma TAC que estipula teto de até 6,5% com publicidade em Câmara de MS

O MPMS (Ministério Público Estadual) firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto à Câmara Municipal de Coxim a fim de estabelecer teto de 6,5% nos gastos com publicidade institucional) do Poder Legislativo do município, a 254km de Campo Grande. O TAC é decorrente de inquérito civil que tramita na 1ª Promotoria de Justiça de […]
Arquivo -

O MPMS (Ministério Público Estadual) firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto à Câmara Municipal de a fim de estabelecer teto de 6,5% nos gastos com publicidade institucional) do Poder Legislativo do município, a 254km de .

O TAC é decorrente de inquérito civil que tramita na 1ª Promotoria de Justiça de Coxim, sob o comando do promotor de Justiça Marcos André Sant´Ana Cardoso, para analisar as despesas com a atividade de publicidade da Câmara Municipal.

Conforme o MPMS, a investigação foi instaurada após a Câmara celebrar o Contrato nº 011/2017 com a Empresa JMRS Publicidade Ltda., na ordem de R$ 400.000,00 por ano. O contrato está vigente para o exercício de 2019 e 2020 e foi aditivado para o valor global de R$ 500.000,00.

No caso, o Inquérito Civil apontou que a Câmara realizou campanhas publicitárias que seriam, normalmente, de atribuição do , como a divulgação para adesão a refinanciamento de dívidas. A investigação também identificou que, além do contrato de publicidade institucional da Câmara, são disponibilizados valores mensais aos Vereadores, a título de verba de gabinete, para a mesma despesa, a fim de divulgar os mandatos parlamentares.

Com o TAC firmado, a Câmara poderá gastar anualmente até o limite de 6,5% da soma das doze dotações mensais com publicidade, seguindo algumas regras de transparência. O termo também determina prestação de contas dos gastos com eventos e publicidade no site da transparência e mídias que promoveram as divulgações publicitárias, além de, sempre que possível, inserir nas campanhas um “link” que permita o acesso dos interessados.

O TAC também determina que a Câmara de Coxim deverá exigir por meio de ato normativo que a agência de propaganda somente realize publicações em sites, jornais ou rádios com razoável audiência e visibilidade no Município.

O descumprimento da cláusula que estabelece limite de gastos com publicidade acarretará multa sancionatória correspondente ao valor de 6,5% de sua dotação anual. Já em relação às demais cláusulas, fica estabelecido o pagamento de multa no valor de 200 , por cada umas das obrigações não cumpridas, incidindo, ainda, cumulativamente, multa moratória sobre as mesmas, no valor de 100 UFERMS, por mês de atraso.

O MPMS também destaca que o descumprimento do TAC poderá acarretar abertura de , a execução específica das obrigações de fazer ou não fazer, bem como outras providências administrativas, penais e cíveis cabíveis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria