Pular para o conteúdo
Transparência

Com vacinação abaixo dos 40%, Corumbá é alvo de recomendação para ampliação de cobertura vacinal

O MPMS (Ministério Público Estadual) publicou recomendação à prefeitura de Corumbá com o objetivo de, no prazo de 60 dias, promova ampliação da cobertura vacinal no município, a fim de alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A recomendação consta no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta sexta-feira (30). A recomendação foi publicada após […]
Arquivo -

O (Ministério Público Estadual) publicou recomendação à prefeitura de com o objetivo de, no prazo de 60 dias, promova ampliação da cobertura vacinal no município, a fim de alcançar a meta estabelecida pelo . A recomendação consta no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta sexta-feira (30).

A recomendação foi publicada após constatação de que os indicadores de Corumbá acusam cobertura vacinal geral de apenas 39,8%, conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde – índice muito abaixo ao recomendado, o que importa em risco real à saúde coletiva da população deste município, conforme alega o MPMS.

Assim, a Prefeitura de Corumbá é solicitada a providenciar, dentro do prazo mencionado, elaboração de Plano de Ação Municipal, capacitação permanente de recursos humanos, intensificação do estímulo e conscientização à população da importância do cumprimento integral do Calendário Nacional de ção e implantação de serviço de vigilância das Coberturas Vacinais no município.

A recomendação também pede que seja feito, no mínimo uma vez ao ano, o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC), para avaliar a situação vacinal e as razões da não vacinação para uma ou mais vacinas e que haja sistema efetivo de vigilância dos eventos adversos pós-vacinação. A publicação também recomenda que o município tenha espaço adequado para acondicionamento de imunobiológicos e almoxarifado para outros insumos (seringas, agulhas, caixas térmicas, bobinas reutilizáveis, entre
outros) e que as salas de vacinação tenham estrutura adequada de armazenamento destes insumos.

A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá, pede que a Prefeitura promova aperfeiçoamento do atendimento nas salas de vacinação da rede básica.

Também pede que sejam notificadas oficialmente as creches, berçários, centros de educação e escolas da rede pública e particular localizadas nos municípios, principalmente as de ensino infantil, para que seja verificado se os alunos matriculados estão com a carteira de vacinação irregular (Lei Estadual nº 3.924, de 30 de junho de 2010.

De acordo com a publicação, o procedimento a ser adotado em casos de recusa ou omissão de vacinação de crianças e adolescentes por seus responsáveis legais é notificar o Conselho Tutelar. Além disso, pede que sejam implementados grupos e/ou ações permanentes de divulgação por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, dentre outras medidas eficazes para atingir o público-alvo das vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Após notificação, a Prefeitura de Corumbá tem dez dias úteis para comunicar se acatará ou não a recomendação, com encaminhamento de documentos hábeis a comprovar a efetivação das medidas. Não adotando as providências, o MPMS pode tomar as medidas cabíveis em desfavor do responsável. Para conferir a recomendação na íntegra, clique AQUI.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas