Pular para o conteúdo
Transparência

Decreto determina Ageprev a gerir sistema de Proteção Social dos Militares de MS

A Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) passa a gerir o Sistema de Proteção Social dos Militares a partir desta segunda-feira (2), conforme decreto publicado em Diário Oficial do Estado. Os militares, a partir de janeiro deste ano, não estão mais dentro do regime previdenciário, tendo sido criado o Sistema.  A […]
Arquivo -

A (Agência de de Mato Grosso do Sul) passa a gerir o Sistema de Proteção Social dos Militares a partir desta segunda-feira (2), conforme decreto publicado em Diário Oficial do Estado. Os militares, a partir de janeiro deste ano, não estão mais dentro do regime previdenciário, tendo sido criado o Sistema. 

A determinação deve-se a nova legislação federal, que é a criação do sistema de proteção, que facultou aos estados a possibilidade de policiais e bombeiros militares com direito adquirido, prestes completar 30 anos de serviço, terem mais um prazo para se beneficiarem das atuais regras previdenciárias.

A Lei nº 13.954/19 reestruturou a carreira militar e dispôs sobre o Sistema de Proteção Social dos Militares, mudou vários direitos, como tempo de serviço, que antes era 30 anos e passou para 35 anos, previu ainda, irredutibilidade da remuneração de ativos, inativos e sobre pensões militares, e manteve a paridade e a integralidade entre os militares da ativa e da reserva, reformados e pensionistas. A regra de transição para os servidores da ativa prevê um acréscimo de 17% no tempo de serviço, sobre o tempo que falta para completar 35 anos.

Segundo o decreto desta segunda-feira, com as mudanças na lei federal, foi necessário adequar a legislação estadual às novas regras vigentes. Com isso, a Ageprev fica delegada de gerir o Sistema de Proteção Social dos Militares e as receitas e as despesas relacionadas ao Sistema, deverão ser segregadas do Regime Próprio de Previdência Social.

Ainda conforme o decreto, até que seja promovida a adequação na legislação estadual, aplicam-se as normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação, mobilização, inatividades e pensões das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares estabelecidas pela Lei Federal, ficando suspensa a eficácia das leis estaduais no que forem contrárias às normas gerais estabelecidas pela referida lei federal. 

O governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Administração, Soler e o titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira assinaram o decreto no dia 28 de fevereiro. 

De acordo com o diretor-presidente da Ageprev, Jorge Martins, como os militares não estão mais dentro do regime previdenciário, as obrigações de receita e despesa ficam a cargo no poder Executivo. “A despesa com os militares gira em torno R$ 43,1 milhões por mês. Destes, o governo coloca no cofre do Tesouro R$ 28,8 milhões”.

Martins afirma que o decreto que saiu nesta segunda-feira delega competência, pois isso está determinado na lei federal. “O decreto regulamenta isso. Poderia ter sido criada outro órgão para isso, mas como a Ageprev tem estrutura, nós vamos continuar analisando”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa hospitais

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Últimas Notícias

Esportes

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Final da Supercopa de Vôlei 2025 é realizada no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande

Esportes

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Apaixonados pelo vôlei aproveitam a oportunidade para marcar presença na arquibancada e acompanhar todos os lances

Esportes

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Entre milhares de cliques, de fãs e profissionais, estão os registrados pelas lentes de Giovani Neves de Souza, 38 anos, fotógrafo esportivo contratado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para ser o responsável pelas imagens de divulgação oficial da competição

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital