Pular para o conteúdo
Transparência

Ministra do STF poupou gabinete de Trutis em Brasília de buscas pela PF

Rosa Weber negou pedido da Polícia Federal para realizar diligências no gabinete de Loester Trutis (PSL-MS) na Câmara dos Deputados.
Arquivo -

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber poupou o Loester Trutis (PSL-MS) de mais situações constrangedoras, como já foi sua prisão, ontem (13), por porte de arma de uso restrito. Apesar de autorizar medidas de busca e apreensão em diversos endereços ligados ao parlamentar, seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), foi poupado.

A magistrada atendeu parecer da Procuradoria-Geral da República, que rotulou a diligência em pleno Congresso Nacional como “demasiadamente invasiva e com baixa probabilidade de êxito”.

Assim, restou à Polícia Federal bater à porta do apartamento funcional de Trutis, localizado na Asa Sul da Capital Federal. Em , os alvos da chamada foram três imóveis do deputado, no São Bento, Vilas Boas e Vila Carlota.

Durante as buscas, os policiais apreenderam um fuzil Taurus, T4, calibre 5.56, classificado como de uso restrito. Além disso, os agentes também encontraram uma pistola Taurus, calibre 9mm, e um revólver Taurus, calibre .357.

O deputado federal já tinha vaga garantida no Presídio Militar quando acabou soltou, ainda ontem. A decisão foi endossada pelo subprocurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros, que pediu reconhecimento da liberdade provisória sem fiança.

Movimento Conservador

A decisão monocrática de Rosa Weber que autorizou, parcialmente, o cumprimento de mandados contra Loester Trutis também poupou a sede do Movimento Conservador de Mato Grosso do Sul, no Jardim Monte Líbano, região nobre de Campo Grande. Desta vez, a Procuradoria-Geral da República não viu “relação direta da entidade com os fatos sob apuração”. A ministra, então, assentiu.

O Movimento Conservador se define nas como defensor de princípios e valores cristãos e da família, bem como do direito à legítima defesa. Portanto, não são poucas as postagens do grupo em apoio à pauta armamentista encampada pelo deputado federal.

Operação Tracker

As investigações da Polícia Federal acerca do suposto atentado sofrido por Trutis em fevereiro deste ano se voltaram contra o próprio parlamentar a partir de trabalhos periciais. Laudos balísticos, de exame de local e informações de georreferenciamento entraram em rota de colisão com o que alegava o deputado e seu assessor, Ciro Fidelis – hoje candidato a vereador pelo PSL em Campo Grande.

Assim, a PF concluiu que o suposto atentado foi simulado por Trutis, de olho em dividendos políticos e eleitorais. O parlamentar é um entusiasta voraz da flexibilização do Estatuto do Desarmamento.

Para a ministra Rosa Weber, que autorizou a abertura de inquérito pela Procuradoria-Geral da República, as provas obtidas até agora podem implicar Loester Trutis nos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, disparo de arma de fogo, dano e comunicação falsa de crime.

Além do deputado federal, foram alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos ontem seu irmão, Alberto Carlos Gomes de Souza; seu assessor parlamentar, Ciro Nogueira Fidelis; bem como Jovani Batista da Silva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Últimas Notícias

Famosos

Labubu, Monalisa, Fofão: Veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Anitta, Felca, Sabrina Sato e muitos outros famosos compareceram ao tradicional baile de Halloween da Sephora em São Paulo; veja

Política

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

São seis meses para conclusão da obra de R$ 1,3 milhão

Política

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Saída de Três Lagoas da lista se soma à revoada do ninho tucano, que perdeu, ao todo, 24 das 44 prefeituras que liderava

Transparência

Pavimentação em ruas de distrito de Japorã vai ter custo de R$ 2,6 milhões

Empresa A.S. Construtora venceu a licitação e terá 360 dias para concluir a obra no distrito de Jacareí