Pular para o conteúdo
Transparência

Sanesul é condenada a substituir toda tubulação com material cancerígeno em cidade de MS

A juíza Kelly Gaspar Duarte Neves, da 2ª Vara de Aparecida do Taboado, sentenciou a Sanesul a substituir, até 30 de novembro deste ano, o sistema de tubulação construída com cimento amianto, material que é cancerígeno, no município de Aparecida do Taboado. A sentença diz respeito a Ação Civil Pública instaurada em fevereiro de 2019 […]
Arquivo -

A juíza Kelly Gaspar Duarte Neves, da 2ª Vara de , sentenciou a a substituir, até 30 de novembro deste ano, o sistema de tubulação construída com cimento amianto, material que é cancerígeno, no município de Aparecida do Taboado.

A sentença diz respeito a Ação Civil Pública instaurada em fevereiro de 2019 pelo promotor de Justiça Oscar de Almeida Bessa Filho, que denunciou à Justiça existência de tubulações de asbesto/amianto na rede de abastecimento e distribuição de água do município. Nos autos no que serviu de base para a ação, a Sanesul confirmou que 5.064 metros da rede de abastecimento de Aparecida do Taboado – cerca de 3% do total – utiliza cimento amianto.

O material em questão é considerado cancerígeno, a ponto da substância ser banida em mais de 60 países.

Ainda no inquérito civil, o (Ministério Público Estadual) reuniu-se com a empresa para fixar prazo de substituição. Porém, na ocasião, a Sanesul teria informado “inexistência de qualquer relação entre câncer e ingestão de água tratada que trafega em tubulação de cimento amianto”, conforme narrou o MP-MS.

Assim, o MPMS ingressou com a ação civil, que culminou, num primeiro momento, no deferimento do pedido de tutela antecipada de urgência, obrigando a Sanesul a substituir, no prazo de 180 dias, a tubulação com material cancerígeno, sob pena diária de multa de R$ 50 mil por dia de atraso, além de fazer o devido descarte. Em contestação, a Sanesul pediu prorrogação do prazo, levando em conta a demora de cerca de 120 dias que pode decorrer dos procedimentos licitatórios, o que foi acatado pela juíza.

A sentença, que data do último dia 27 e foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário da Justiça, coloca ponto final na ação e aponta que o MPMS conseguiu provar que convênio de concessão entre o município de Aparecida do Taboado e a Sanesul em 2001 já determinava a substituição da rede de distribuição de água em cimento amianto, sendo transcorrido 18 anos desde então sem a substituição na integralidade.

Para a decisão que confirmou a tutela de urgência, a magistrada destacou que, no decorrer da ação, a Sanesul também não se opôs ao cumprimento de tal obrigação e, inclusive, já teria firmado “contrato administrativo para execução das obras, com prazo de vigência do contrato de cinco meses a partir da assinatura do contrato”, o que ocorreu em 30 de junho. “Desta forma, constata-se que não houve alteração na situação fática dos fundamentos da decisão que deferiu medida liminar”.

Desta forma, a Sanesul fica obrigada a substituir, até 30 de novembro, toda a tubulação com amianto abesto destinada ao fornecimento de água em Aparecida do Taboado, sob pena de multa diária de R$ 50 mil pelo atraso, a ser revertida em favor do Fundo Estadual deDefesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados, bem como se abstenha de utilizar tal material neste Município.

Procurada pela reportagem, a Sanesul informou que está ciente da sentença e que “tomará as eventuais medidas jurídicas cabíveis, não obstante já tenha firmado contrato de prestação de serviços para a substituição da tubulação destinada ao fornecimento de água que contenha em sua composição a substância amianto, ressaltando-se que a obra já está sendo executada”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que ameaçou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Últimas Notícias

Esportes

“Obrigada por realizar o sonho da minha filha”: menina de 9 anos conhece Wallace na Supercopa de Vôlei

Do espectro autista, Ana Alice tem hiperfoco em esportes e tinha o sonho de conhecer o campeão olímpico

MidiaMAIS

Próxima Bienal do Livro em Campo Grande já está sendo planejada e tem datas previstas

Bons resultados da primeira edição garantiram o planejamento de uma segunda

Trânsito

‘Onda Verde’ está ativa em 12 vias da Capital, mas ainda desafia motoristas

Especialista explica como ter melhor proveito dos corredores de tráfego otimizados

Transparência

Investigador é demitido por virar réu em golpe de vendas de veículos em MS

A demissão foi publicada por meio de resolução no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira