Pular para o conteúdo
Transparência

Após inquérito, MP manda prefeitura controlar frequência de funcionários da Saúde em Guia Lopes

O prefeito Jair Scapini (PSDB), de Guia Lopes da Laguna, tem 60 dias para instalar e colocar em funcionamento o ponto eletrônico de frequência dos funcionários da Saúde do município. Além disso, será obrigado a divulgar em todas as unidades de Saúde a lista de profissionais em atendimento no dia, com a especialidade dos médicos […]
Arquivo -

O prefeito Jair Scapini (PSDB), de , tem 60 dias para instalar e colocar em funcionamento o ponto eletrônico de frequência dos funcionários da Saúde do município.

Além disso, será obrigado a divulgar em todas as unidades de Saúde a lista de profissionais em atendimento no dia, com a especialidade dos médicos e os horários de entrada e saída.

As ordens fazem parte de recomendação assinada pela promotora Lia Paim Lima. A promotora adverte que, se as orientações não forem cumpridas, isso “ensejará a adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis”.

Investigação apontou falta de controle

A Promotoria de Justiça de abriu para apurar eventuais irregularidades na frequência dos médicos que prestam serviço à Prefeitura de Guia Lopes e ao Hospital Edelmira Nunes de Oliveira. Também se investigou possível ato de administrativa.

Durante as investigações, explicou a promotora, notou-se a falta de controle de frequência e assiduidade de todos os profissionais de Saúde nas Unidades de Saúde de Guia Lopes. Isso “aliado à quantidade de reclamações aviadas acerca da jornada de trabalho destes”.

A promotora destacou que sem o controle de ponto a prefeitura não consegue fiscalizar o cumprimento das jornadas de trabalho. Assim, as Secretarias Municipais de Saúde usam as informações para processar descontos ou perda de remuneração por atraso ou ausência injustificada, entre outras situações.

Além disso, em 2015, o baixou portaria que coloca o ponto biométrico como mecanismo obrigatório para controle da frequência dos profissionais de Saúde que atendem ao SUS.

Lista de profissionais em atendimento

Além de determinar a regularização em 60 dias do funcionamento do sistema eletrônico de frequência dos servidores da Saúde, a Prefeitura de Guia Lopes da Laguna recebeu igual prazo para instalar quadros em todas as unidades de Saúde, inclusive no hospital, quadros que informem aos usuários o nome dos profissionais de Saúde que estão em exercício naquele dia, sua especialidade e horários de início e fim da jornada de trabalho.

A gestão de Scapini tem 10 dias para informar à Promotoria de Justiça se tomou ou vai adotar a recomendação, enumerando as medidas que deve seguir. O dispositivo foi elaborado em 5 de março e publicado nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Últimas Notícias

Famosos

Labubu, Monalisa, Fofão: Veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Anitta, Felca, Sabrina Sato e muitos outros famosos compareceram ao tradicional baile de Halloween da Sephora em São Paulo; veja

Política

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

São seis meses para conclusão da obra de R$ 1,3 milhão

Política

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Saída de Três Lagoas da lista se soma à revoada do ninho tucano, que perdeu, ao todo, 24 das 44 prefeituras que liderava

Transparência

Pavimentação em ruas de distrito de Japorã vai ter custo de R$ 2,6 milhões

Empresa A.S. Construtora venceu a licitação e terá 360 dias para concluir a obra no distrito de Jacareí