Pular para o conteúdo
Transparência

Após internação por Covid, diretor mantém atendimento presencial da Justiça Federal suspenso em MS

Juiz diretor do Foro Federal do Estado também considerou mudanças no Prosseguir para manter serviço presencial proibido
Arquivo -

Após enfrentar pessoalmente os problemas causados pelo coronavírus no sistema de Saúde de , o juiz diretor do Foro Federal de Mato Grosso do Sul, Ricardo Damasceno de Almeida, ignorou as mudanças de classificação de risco do (Programa de Saúde e Segurança da Economia) e manteve suspenso o atendimento presencial no órgão em todo o Estado.

Despacho divulgado pela Justiça Federal em seu site aponta que, mesmo com a atualização do Prosseguir e da avaliação de risco por macrorregião, noticiando melhora nos indicadores dos municípios que sediam Varas Federais no Estado –Campo Grande, , Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã, e Corumbá–, que saíram do Grau Cinza (risco extremo) para o Vermelho (risco elevado).

Em situações do gênero, a direção do Foro Federal vinha autorizando a retomada das atividades presenciais com até 20% dos servidores.

Porém, desta vez, Almeida alertou que houve recente alteração no critério do Governo do Estado para definir a classificação de risco, incluindo a revogação do agravamento de bandeiras em caso de a taxa de ocupação dos leitos UTI Covid chegarem a 90% nas macrorregiões de Saúde.

Além disso, o juiz diretor anotou que os dados divulgados não indicaram “efetiva redução da taxa de ocupação de leitos”. Desta forma, sem prejuízo para uma possível reavaliação futura, decidiu-se manter a suspensão das atividades presenciais na Justiça Federal sul-mato-grossense.

Em seu despacho, o magistrado ainda ressaltou ter ficado internado em hospital por 7 dias para tratamento da infecção pelo coronavírus com quadro grave de saúde, “e constatei pessoalmente as condições insuficientes de atendimento diante da demanda e o quadro de vagas deficitário para a pronta internação de emergência”.

Desta forma, ele decidiu recomendar “em juízo de razoabilidade e bom senso”, que no presente estágio da no Estado as atividades presenciais não sejam retomadas “enquanto permanecer o quadro de instabilidade existente no Estado de Mato Grosso do Sul e, principalmente, na Capital, Campo Grande”.

A Capital sul-mato-grossense vinha, até a atualização do Prosseguir, no Grau Cinza, que autoriza o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais. Além disso, Campo Grande concentra o maior número de leitos de UTI do Estado –bem como concentra o maior número de casos e óbitos decorrentes da Covid.

Ele frisou, porém, que o atendimento online continua a ser fornecido pela Justiça Federal. Qualquer autorização para jornada laboral presencialmente, em desconformidade com a decisão, caberá nas providências cabíveis. A decisão foi assinada no fim da tarde de sexta-feira (25).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas