Pular para o conteúdo
Transparência

Câmara vota manobra para aumentar número de comissionados em Juti

Por meio de sessão extraordinária, vereadores de Juti devem votar nesta terça-feira (26) mudança na lei municipal enviada pelo chefe do Executivo para abrigar mais comissionados na administração. A alteração foi solicitada pelo prefeito Gilson Marcos da Cruz (PSD), que logo após ser empossado envolveu-se em polêmica ao nomear a esposa em seu primeiro escalão. […]
Arquivo -
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Por meio de sessão extraordinária, vereadores de devem votar nesta terça-feira (26) mudança na lei municipal enviada pelo chefe do Executivo para abrigar mais comissionados na administração. A alteração foi solicitada pelo prefeito Gilson Marcos da Cruz (PSD), que logo após ser empossado envolveu-se em polêmica ao nomear a esposa em seu primeiro escalão.

Com a repercussão negativa ele decidiu exonerá-la, mas enviou o Projeto de Lei Complementar n.º 001/2021, onde reduz a 15% o percentual de funções de confiança – destinados à nomeação de servidores já concursados. De olho na alteração, a Promotoria de Justiça já solicitou à Câmara relação nominal dos votos. Conforme informado pela assessoria de imprensa da Casa, todos os vereadores foram notificados do pedido.

Questionado em relação ao projeto, o prefeito informou que todo o projeto foi feito com acompanhamento jurídico. Mas, a manobra atraiu a atenção do (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que em 2019 já havia emitido recomendação para colocar fim à farra de comissionados no município. Na época, a promotoria chegou a entrevistar os servidores e constatou que eles não atuavam em funções de confiança, mas em áreas técnicas.

Diante disso, foi acertado com a ex-prefeita pela Lei Complementar n.º 35/2020 que 44 cargos de confiança seriam preenchidos pelo quadro efetivo, que possuía a capacidade técnica para tal. Mas, com a troca de gestão, o novo prefeito alega que a redação atual “inviabiliza o exercício da administração municipal”. Sua proposta é reduzir a 15% as funções de confiança destinadas a concursados, o que restringiria os cargos a 7 e abriria espaço para mais comissionados. O caso gerou denúncia ao MP, que instaurou a notícia de fato n.º 01.202100000479-6.

Mudanças

Pela redação atual, o artigo 76 da Lei Complementar n.º 35/2020 diz o seguinte: “Art.76 . Fica estabelecido que os cargos de provimento em comissão previsto no Anexo II da Lei Complementar no 023/2017 serão ocupados por servidores do quadro efetivo, com exceção dos cargos de livre nomeação e : Procurador Jurídico, Controlador Geral, de Chefe de Gabinete, Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Secretário Municipal de , Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretário Municipal de Finanças, Secretário Municipal de Infraestrutura, Secretário Municipal de Saúde Pública.”

Com a alteração proposta pelo prefeito, ele passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 76. Os cargos de provimento em comissão na estrutura administrativa do município de Juti são de livre nomeação e exoneração do chefe do Poder Executivo, sendo que 15% (quinze por cento) das vagas deverão ser ocupadas por servidores escolhidos do quadro efetivo do funcionalismo municipal”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local