Pular para o conteúdo
Transparência

Morre aos 90 anos, em Campo Grande, o desembargador Athayde Nery de Freitas

Magistrado estava com a saúde debilitada, diz TJMS
Arquivo -

Faleceu nesta terça-feira (13), em , o desembargador aposentado de Freitas, aos 90 anos. De acordo com o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o magistrado estava com a saúde fragilizada. 

O desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente do TJMS, lamentou o ocorrido e lembrou que Athayde era de Corumbá e foi um dos primeiros naturais do Estado a compor a magistratura sul-mato-grossense.

“Conheci o desembargador quando trabalhei na Secretaria Judiciária e ele integrava a Turma Criminal. Sempre educado, simpático e prestativo, foi um ser humano de coração grandioso ao acolher, educar e orientar uma grande família. Professor universitário também em minha época de acadêmico, o Des. Athayde era uma pessoa elevada em todos os ramos de atuação pública e particular”, disse Contar.

A Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) também se manifestou. “Athayde sempre lembrava, com muito carinho, que além de um dos fundadores da Amamsul, ele integrou a primeira diretoria e escreveu o primeiro estatuto da associação junto com outros associados”, relatou o juiz Giuliano Máximo Martins, presidente da associação.

A Amamsul ainda publicou uma nota: “Com pesar, a Amamsul lamenta o falecimento do desembargador aposentado Athayde Nery de Freitas. A diretoria da Amamsul expressa suas condolências aos familiares e amigos. Desembargador Athayde foi um dos fundadores da Entidade e fez parte da primeira diretoria, sendo um dos precursores do trabalho realizado por nossa Associação. Uma referência para a magistratura do Mato Grosso do Sul”.

Perfil

Formado em Direito, no ano de 1962, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo, ele ingressou na magistratura como juiz substituto na comarca de Cáceres (MT). Filho de pai e mãe analfabetos, Athayde se esforçou muito para estudar e tinha muito orgulho das vitórias que a vida lhe permitiu alcançar. Recentemente, em uma entrevista para a Secretaria de Comunicação, ele afirmou: “apesar dos percalços, eu cheguei lá”.

De Cáceres, o então juiz passou a judicar em Corumbá. Como Juiz de Direito, em dezembro de 1967, foi atuar na comarca de e judicou ainda nas comarcas de Ponta Porã e Campo Grande. Por merecimento, em 30 de dezembro de 1979, foi promovido ao cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça. Em 1983, foi do TJMS e aposentou-se no dia 15 de março de 1985.

Foi ele quem promoveu e cuidou de todos os detalhes do I Encontro da Magistratura de Mato Grosso e esse evento foi motivo de muito orgulho, em razão do sucesso. Mas o desembargador não se restringiu a devotar a vida profissional para a magistratura. Athayde foi vereador no município de Corumbá e, no período de 1957 e 1959, presidiu a Câmara Municipal daquela localidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com investimento de R$ 5,4 milhões, Caixa e Governo Federal anunciam construção de creche-escola em Rio Brilhante

messias namorado assassino

Justiça mantém prisão de 45 anos para assassino de ex-namorada e amigo em Campo Grande

Prefeitura divulga novo guia de arborização; confira o que pode e o que não deve ser plantado

Clima despenca 10°C e anuncia chegada de tempestades e ventos de até 100 km/h em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Jovem agride ex-namorada de 16 anos ao tentar reatar relacionamento

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa proíbe suplementos, adoçante e produtos para emagrecer

Produtos não seguem as regras legais para serem comercializadas no Brasil

Cotidiano

Primeira quinzena de outubro registra chuva abaixo da média esperada em MS

Anaurilândia registrou o maior acumulado de chuva, com valor de 106,6 milímetros

Brasil

Defesa de Filipe Martins questiona autenticidade de registros do Alvorada e pede perícia

Filipe Martins é réu na ação penal que investiga a trama golpista

Trânsito

Caminhão com carga de carne tomba em rotatória no Parque dos Poderes em Campo Grande

Carga de carne estava sendo transportada para Corumbá