Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeito tem 5 dias para explicar ao TCE-MS irregularidades listadas em licitação

Aquisição de materiais elétricos em São Gabriel do Oeste tinha falta de informações e cotou preços em empresas de uma mesma família.
Arquivo -

O Jeferson Luiz Tomazoni (PSDB), de –a 141 km de – tem 5 dias para se manifestar perante o (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) sobre denúncia de irregularidades em para compra de materiais elétricos. No prazo, ele poderá também providenciar as alterações consideradas prejudiciais no certame.

Conforme publicado em edição extra do Diário Oficial do TCE-MS desta quinta-feira (18), despacho do conselheiro Osmar Rodrigues Jeronymo envolve o controle prévio do certame, marcado para as 8h de 23 de março na Prefeitura de São Gabriel do Oeste.

Análise da Divisão de Licitações, Contratações e Parcerias no processo de compra apontou 5 indícios de irregularidades que podem comprometer a compra pública. A primeira delas é a falta de justificativa para agregar produtos em lotes na compra –sob alegações como restrição a um mesmo fornecedor e padronização de linha.

Outro ponto questionado é a falta de caracterização de um dos itens a serem comprados, como tipo de material e a medida. O processo licitatório também não trouxe o histórico de consumo e uma “adequada técnica quantitativa” para definir o tamanho da aquisição –apesar de apontar uma “crescente demanda”, não inclui pontos como o período, taxa de crescimento ou memória de cálculo.

Já o quarto ponto levantado pela equipe do TCE-MS indicou que duas das empresas que participaram da formação dos preços de referência têm parentes em comum. “A presente informação tem objetivo exclusivo de cientificar os responsáveis, pois a existência de grau de parentesco de sócios de duas licitantes, analisado em conjunto com outras informações, poderá indicar a necessidade de providências”.

Por fim, a equipe do Tribunal de Contas considerou que as possíveis irregularidades poderão resultar em dano ao erário. Desta forma, recomendaram ao conselheiro relator a tomada de providências que considere necessárias em relação ao certame.

Chadid reforçou que as informações indicam “supostas irregularidades” sobre as quais o oferecimento de esclarecimentos pelo gestor é a medida que melhor se adequa. Além disso, a gestão de Tomazoni poderá, “no exercício da autotutela”, tomar as providências que julgar apropriadas para anular ou corrigir o certame se considerar os apontamentos apropriados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

Últimas Notícias

Cotidiano

Responsável por 97% da produção em cativeiro de MS, Conabio quer proibir cultivo da tilápia

Reunião para decidir o futuro do cultivo da espécie está marcada para novembro

Brasil

EUA: plano piloto oferece tarefas digitais remuneradas a motoristas da Uber

Mini tarefas terão valores variados e devem ser concluídos entre uma corrida e outro; função não está disponível no Brasil

Cotidiano

Para celebrar tratado entre Brasil e Japão, Suguru Ikeda faz show gratuito em Campo Grande

Evento será realizado pela Associação Okinawa de Campo Grande nesta terça-feira (21)

Polícia

Acusado de matar Andrea a tiros é preso sete dias após feminicídio em Bandeirantes

Arma utilizada para matar Andreia foi encontrada escondida no terreno na casa do pai do autor