Pular para o conteúdo
Transparência

STJ mantém pena de 17 anos a ‘Piranha’, que decapitou rival no ‘Tribunal do Crime’

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou redução de pena a Wellington Felipe dos Santos Silva, o ‘Piranha’, que foi condenado a 17 anos pela morte de John Hudson dos Santos Marques, assassinado no “Tribunal do Crime” do PCC (Primeiro Comando da Capital), em fevereiro de 2019. A defesa de Wellington entrou com habeas corpus […]
Arquivo -

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou redução de pena a Wellington Felipe dos Santos Silva, o ‘Piranha’, que foi condenado a 17 anos pela morte de John Hudson dos Santos Marques, assassinado no “Tribunal do Crime” do PCC (Primeiro Comando da Capital), em fevereiro de 2019.

A defesa de Wellington entrou com contra acórdão do (Tribunal de Justiça de MS), sustentando que ocorreu a redução da pena-base ante ao afastamento da valoração negativa da circunstância judicial da personalidade. No caso, a Defensoria Pública de MS apontou que manteve-se a pena-base fixada no mesmo patamar, o que seria vedado.

A decisão, que teve como relator o ministro Joel Ilan Paciornik, apontou que o habeas corpus não merece ser conhecido, “pois impetrado em substituição a recurso próprio”. Mesmo assim, o relator analisou a possível existência de ofensa à liberdade de locomoção do réu, capaz de justificar a concessão da ordem de ofício.

Na análise, porém, o ministro considerou que “não há que se falar em vício apto a desconstituir a decisão guerreada, vez que o “recurso de apelação possui efeito devolutivo pleno, possibilitando ao Tribunal de origem, mesmo diante de recurso exclusivo da defesa, revisar as circunstâncias judiciais da pena-base e alterar os fundamentos, não ocorrendo reformatio in pejus no caso concreto eis que a situação do paciente não foi agravada, sendo mantida a pena-base anteriormente firmada”.

Relembre o caso

John Hudson dos Santos Marques, 27 anos, teria sido morto e decapitado pelo PCC por ter ligação com a facção rival, o Comando Vermelho, e por se destacar no de drogas e armas na região do bairro Zé Pereira, em , local de onde ele desapareceu no dia 14 de fevereiro de 2019.

Investigação apontou que, no dia em que foi sequestrado, John foi atraído por suposto cliente que teria encomendado certa quantidade de drogas por ligação. Ao se aproximar do carro em que estava o suposto freguês, ele foi abordado por Wellington e mais dois. Depois disso, ele foi levado para uma casa no Bairro Mário Covas, onde foi ‘sentenciado’ e morto.

Welington foi condenado pelo crime de homicídio qualificado, cárcere privado e organização criminosa. Ele foi absolvido da acusação de destruição de cadáver, sendo condenado a 17 anos, 10 meses e 4 dias, em regime inicial fechado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Vacinação Covid-19

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

‘Nunca teve carteira assinada’: vereadores aprovam moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro

Últimas Notícias

Transparência

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

Ministro quer agilizar julgamento de denúncia contra os dois conselheiros da Corte

Mundo

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Embarcação afundou parcialmente em manobra de rotina

Trânsito

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Um dos veículos saiu da pista com a batida

Cotidiano

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

A vacinação será gratuita para todos os animais a partir de 3 meses