Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS nega recurso e mantém decisão que proíbe Sanesul de contratar sem concurso público

Sanesul pode pagar multa de R$ 5 mil por trabalhador contratado sem concurso público ou para emprego temporário em função considerada comum.
Arquivo -

A 3ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou recurso e, portanto, manteve decisão que proíbe a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) de contratar trabalhadores sem realizar concurso público. O julgamento foi realizado na tarde de hoje (24).

A Sanesul alegava que a decisão tem “efeitos catastróficos” aos 68 municípios atendidos, uma vez que depende das contratações temporárias para manter os serviços nestes locais. A empresa pediu autorização para manter estas contratações durante o cronograma de execução do concurso público em andamento, que tem previsão de terminar até a segunda quinzena de junho.

Mas os argumentos não convenceram o relator, o Dorival Renato Pavan, que votou por negar provimento ao agravo de instrumento da Sanesul. A posição foi acompanhada por unanimidade pelos demais magistrados integrantes da 3ª Câmara Cível. O acórdão ainda será publicado.

A decisão se deu no âmbito de uma apresentada pelo Ministério Público do Trabalho. O órgão entendeu que a Sanesul descumpre as regras de obrigatoriedade da realização de concurso público de provas e títulos, previstas na Constituição Federal.

A 1ª Vara do Trabalho de acatou o pedido liminar e mandou a empresa se abster de contratar trabalhadores sem concurso público, bem como de celebrar contratos temporários para empregos ou funções de necessidades comuns. A multa para cada trabalhador em situação considerada irregular foi fixada em R$ 5 mil.

Mais tarde, a Justiça do Trabalho reconheceu sua incompetência de julgar o feito e o enviou para a Justiça comum. Então, o juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Ariovaldo Nantes Corrêa, ratificou a decisão liminar – agora mantida pela 3ª Câmara Cível do TJMS.

Em outra ação civil, MP questiona posse de diretores da Sanesul

A Sanesul também responde na Justiça a outra ação civil proposta pelo Ministério Público, que pede a suspensão dos atos de indicação e posse do diretor-presidente Walter Benedito Carneiro Júnior e do diretor de Engenharia Helianey Paulo da Silva. A sustentação é de que suas nomeações contrariaram a Lei 13.303/2016, a Lei das Estatais, e o próprio Estatuto da Sanesul, pois os dois ocupavam cargos em comissão no governo do Estado quando foram indicados para a empresa pública.

A Lei das Estatais ainda veta a indicação de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político. Walter Carneiro Júnior foi presidente e do PSB neste período.

Servidores também denunciaram a dupla por, segundo eles, manter um “cabide de empregos” na Sanesul. Só em 2019, o total de nomeações políticas teria saltado de 30% para 40%.

Apesar disso, o Conselho de Administração da Sanesul reconduziu Carneiro Júnior e Silva a mais dois anos na direção da empresa. A reeleição foi aprovada em janeiro deste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Últimas Notícias

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA

Trânsito

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Segundo a Guarda Municipal, ele responderá por desacato, resistência à prisão e infrações de trânsito