Pular para o conteúdo
Transparência

Vereadores denunciam favorecimento em licitação e aumento de gastos pela prefeitura de Coxim

Parlamentares questionam licitação aberta pela prefeitura de Coxim para contratação de empresa especializada em consultoria contábil.
Arquivo -

Vereadores de – distante 250 quilômetros de – foram ao (Tribunal de Contas do Estado) pedir investigação sobre supostas irregularidades em aberta pela prefeitura do município. Os parlamentares falam em direcionamento e aumento desnecessário de gastos, em plena pandemia de covid-19, para contratar consultoria contábil.

Conforme representação protocolada no tribunal pelos vereadores Abilio Vaneli (PT), Marcinho Souza (PSB), Professora Marly Nogueira (PT) e Carlos Henrique (MDB), a administração municipal de Coxim abriu o pregão em fevereiro. Apenas o Imdico – Instituto Multidisciplinar de Consultoria Ltda compareceu no dia do certame e acabou levando o contrato, de R$ 30 mil mensais por um ano.

O edital exigia dos participantes a apresentação de comprovante de registro nos Conselhos Regionais de Administração e de Contabilidade. O requisito “retirou do certame quase a totalidade das empresas do ramo em nosso Estado”, argumentam os vereadores.

Além disso, a contratação teria violado a Lei Complementar 173/2020, federal, que proíbe prefeituras de aumentar despesas sem necessidade durante a pandemia. Isto porque o município poderia ter estendido o vínculo com a JPM Consultoria Contábil Ltda, que já prestava o serviço por valores inferiores – R$ 26,2 mil ao mês em 2020 -, ao invés de abrir nova licitação.

Os parlamentares ainda apontam indícios de de trabalho que os servidores da prefeitura poderiam absorver. Também questionam a idoneidade da nova contratada, “investigada por diversas irregularidades em contratos com vários municípios do Estado e Câmaras Municipais”.

Por último, os vereadores denunciaram descumprimento da lei municipal que obriga a prefeitura a registrar, em áudio e vídeo, bem como transmitir ao vivo, via Internet, todas as sessões de licitação.

O grupo pede ao TCE-MS a instauração de procedimento de averiguação prévia ou inspeção.

Em nota, a prefeitura de Coxim disse que a vencedora da licitação preencheu todos os requisitos e que o
questionamento feito pelos vereadores é normal, tendo em vista que o Legislativo tem o dever de fiscalizar. Além disso, admitiu que analisa as acusações contra a empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no esporte no Guanandizão

Apaixonados pelo vôlei aproveitam a oportunidade para marcar presença na arquibancada e acompanhar todos os lances

Esportes

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Entre milhares de cliques, de fãs e profissionais, estão os registrados pelas lentes de Giovani Neves de Souza, 38 anos, fotógrafo esportivo contratado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para ser o responsável pelas imagens de divulgação oficial da competição

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz