Pular para o conteúdo
Transparência

Alvo de operação, esquema de documentos falsos no Detran-MS movimentou R$ 17 milhões

Esquema seria operado em agências de Dourados e Juti
Thatiana Melo -
(Divulgação/PCMS)

Um esquema de emissão de documentos irregulares feitos nas agências do (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul) é alvo de uma operação do Dracco (Departamento de Repressão à e ao Crime Organizado), na manhã desta terça-feira (8), nas cidades de e . A suspeita é que servidores movimentaram mais de R$ 17 milhões em dois anos.

Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos diversos veículos, dentre carros de alto valor, motocicletas, documentos e valores em espécie, que ainda estão sendo contabilizados.

Mandados foram cumpridos em residências dos alvos – entre eles, servidores envolvidos nos esquemas com recebimento de propinas. Entre esses servidores, estaria o gerente da agência do Detran de Juti. Segundo informações passadas pela polícia, veículos irregulares – até de outros estados- seriam regularizados, com a inserção de documentos falsos sem nunca terem passado por vistorias ou mesmo ingressado no Estado. 

Ainda de acordo com informações, duas carretas foram regularizadas sem a apresentação do CSV (Certificado de Segurança Veicula). Além das irregularidades do veículo e da ausência dos documentos obrigatórios, foi verificado que os proprietários dos veículos residem fora do Estado e foi utilizado endereço falso para a efetivação da fraude. 

O processo foi feito na agência do Detran, na cidade de Juti, e intermediado por um mesmo despachante, com escritório em Dourados. A organização estava voltada para o ‘esquentamento’ de veículos na agência em Juti. 

A investigação ainda apurou que outros veículos teriam sido regularizados indevidamente na agência, através do pagamento de propinas para servidores, entre eles o gerente da agência.

No total, os integrantes da organização teriam movimentado mais de 17 milhões de reais, em menos de dois anos.

Em resposta a operação, o Detran-MS disse que está acompanhando a investigação. Confira a nota na íntegra:

“A respeito da Operação Resfriamento da Polícia Civil realizada hoje nas cidades de Juti e Dourados, o Detran-MS informa que a investigação inicial é da própria Corregedoria de Trânsito e está sendo conduzida em parceria com o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Informa ainda que todos os mandados de busca e apreensão estão sendo acompanhados por agentes da corregedoria e demais informações serão repassadas pelo Dracco.”

(Foto: Divulgação, PCMS)

(Matéria editada às 11h31 para acréscimo da nota enviada pelo Detran-MS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda

Trânsito

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Genildo da Veiga Machado chegou a ser levado com oxigenoterapia até o Hospital Municipal de Ivinhema