Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça Federal manda Incra garantir distribuição de água a famílias de assentamento em MS

A autarquia recorreu ao TRF-3 dizendo que não tinha orçamento, mas pedido foi negado
Renan Nucci -
Incra deve garantir água a moradores do Taquaral
Incra deve garantir água a moradores do Taquaral - (Foto: Correio de Corumbá)

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) manteve sentença que condenou o Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) a garantir abastecimento de água a famílias do Taquaral, em Corumbá, a 425 quilômetros de

Conforme decisão da 3ª Turma, o terá que assegurar a manutenção e ampliação do sistema de distribuição, bem como prover água potável às famílias que ainda não são atendidas, em caráter emergencial, em razão da já demonstrada incapacidade para gerir o caso.

Incra

A Justiça Federal de , em primeira instância, condenou o Incra a ampliar a rede e providenciar o fornecimento de água potável por meio do uso de caminhões-pipa, sob pena de multa mensal de R$ 100 mil. A autarquia recorreu ao TRF-3 dizendo que não tinha orçamento.

Disse ainda que o Poder Judiciário não poderia determinar a implementação de políticas públicas, em desrespeito à harmonia dos Poderes da República. Ao analisar o caso, o relator desconsiderou os argumentos e pontuou que o Incra é órgão executor e deve assegurar uma infraestrutura mínima às famílias.

“Com fundamento na alegada falta de recursos, constata-se que a única ação realizada pelo órgão público federal, para melhorar o sistema de abastecimento de água, foi a perfuração de dois poços artesianos profundos, no ano de 2013”, acrescentou. 

Para o colegiado, foi constatada a inércia estatal em cumprir com as obrigações constitucionais, para tornar acessível direito fundamental e social à população assentada. 

“O Relatório Final da Assistência Técnica Social e Ambiental do de Assentamento Taquaral aponta que as questões de infraestrutura de abastecimento de água, estradas e habitação duram há mais de 22 anos, sem que as tratativas levassem a cabo alguma solução”, destacou o desembargador federal Nery Júnior, relator do processo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viu o Luki? Família procura por cachorro perdido no bairro Jardim das Meninas

‘Guarda da natureza’: lobo-guará é flagrado ‘furtando’ cone de trânsito em MS

Paraguai vai sediar maior feira de aves da América do Sul em 2026

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

carga

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Atividades fazem parte da programação da Feira do Bosque da Paz, que ocorre todo 3º domingo do mês

Política

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

Confira o resumo do que foi pauta no cenário político com o Jornal Midiamax

Famosos

Rainha da Grande Rio, Virgínia exibe unha machucada após ensaios: ‘Dei a vida’

Influenciadora gerou polêmica por 'samba duvido' no início da coroação da escola

Trânsito

BR-163 tem ‘pare e siga’ com três km de lentidão durante obras em Bandeirantes

Esta é a única ocorrência nos mais de 840 km de extensão da rodovia