Pular para o conteúdo
Transparência

TRE-MS autoriza governo a lançar campanha de multivacinação

PGE citou que Mato Grosso do Sul ficou muito abaixo da meta no ano passado
Adriel Mattos -
multivacinação
Sede do TRE-MS no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

O desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do (Tribunal Regional Eleitoral de ), autorizou o Governo do Estado a veicular uma campanha publicitária da multivacinação. A decisão foi publicada na edição desta segunda-feira (8) do DJEMS (Diário da Justiça Eleitoral).

A multivacinação tem imunizantes para diversas doenças como poliomielite, sarampo, febre-amarela e hepatite. Além disso, o Estado pediu para incluir um chamamento para reforçar a vacinação contra a Covid-19.

A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) relatou que, em 2021, a multivacinação atingiu 76,18% do público-alvo, abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde.

Em sua decisão, Carmello Leandro lembra que a Lei das Eleições exige que a administração pública se abstenha de divulgar atos por meio de publicidade, exceto campanhas de alto interesse público, previamente autorizadas pela Justiça Eleitoral.

“No caso em análise, as razões apresentadas pelo requerente são, deveras, plausíveis e suficientes a motivar o acolhimento do pedido. Com efeito, a expansão da cobertura vacinal no Estado só poderá atingir sua finalidade com eficácia se for amplamente divulgada à população em geral”, escreveu.

Por fim, o desembargador recomendou que o Estado não utilize símbolos ou logomarcas nas peças da campanha que possam caracterizar promoção pessoal.

Campanha de multivacinação

Após o Ministério da Saúde lançar a campanha no domingo (7), municípios como abriram os postos de saúde hoje. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), serão duas campanhas abertas para poliomielite, Covid-19 e , até 9 de setembro, com o marco do Dia D nos dias 20 de cada mês.

Para pólio, crianças de 1 a 4 anos poderão atualizar o calendário com o imunizante via oral, a vacina de gotinha. Já os adolescentes de até 14 anos devem receber a vacina intravenosa. Esse público também poderá atualizar as vacinas contra gripe e Covid-19.

A vacinação contra Influenza e Covid-19 continuarão sendo aplicadas em toda a população que se enquadra para receber as doses, não sendo necessário mais realizar intervalo entre imunizantes para nenhum destes dois imunobiológicos.

O imunizante contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade nas 72 unidades de saúde da Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Águas Turvas: fiscal que pedia ‘benção’ a empreiteiro tem liberdade negada

Chanceler da Argentina pede demissão dias antes de eleição legislativa

Porto Murtinho

MP recorre para condenar prefeito de Porto Murtinho por contratação de apadrinhados

Carla Zambelli

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Professor esquece celular em carro de aplicativo e busca ajuda para recuperá-lo: ‘é ferramenta de trabalho’

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Em Corumbá, participam da operação: 13 brigadistas do IHP (Instituto Homem Pantaneiro); 10 brigadistas do Prevfogo/IBAMA; 8 militares do Corpo de Bombeiros; 3 agentes da Defesa Civil Municipal; e 2 militares da Força Nacional

Mundo

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

Ataques com objetivo de interromper narcotráfico aconteceram próximo a América do Sul

Política

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

Denunciado por condições desumanas de trabalho e serviços precários aos usuários, Consórcio recebe isenção milionária de impostos

Esportes

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Time paulista aplicou 8 a 0 nos representantes de Mato Grosso do Sul, em partida realizada no Centro de Treinamento de Cotia