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Transparência

Contrato para manutenção e conservação da BR-262 deve custar mais de R$ 77,5 milhões

Licitação foi aberta para obras na rodovia
Renata Portela -
rodovias dnit
Rodovia que cruza Mato Grosso do Sul (Assessoria, Câmara Municipal)

Nesta quinta-feira (28), foi divulgada abertura de licitação para obras de , conservação e recuperação da Rodovia , em . O provável critério para julgamento da licitação será o de menor preço.

Conforme os dados divulgados no edital, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) coloca como objeto do contrato a manutenção da rodovia em condições seguras de trafegabilidade, bem como acostamentos e faixa de domínio.

Fica compreendido todo o trecho da divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul até a fronteira entre Brasil e Bolívia, num total de 113,90 quilômetros. Ainda pode ser permitida a subcontratação de parte do objeto, desde que atendidos os critérios do edital.

O valor previsto é de R$ 77.511.138,50, para 24 meses consecutivos.

Concessão da rodovia

Na última semana, o Midiamax noticiou a possibilidade do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) de entrar com um projeto de concessão da BR-262. A proposta foi vista com entusiasmo, principalmente pelos prefeitos das cidades que abrigam fábricas de celulose e que dependem diariamente da rodovia.

Durante o lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Riedel voltou a comentar que está se reunindo com ministros para realizar a concessão da BR-262. Na solenidade, os prefeitos de Três Lagoas e de comentaram que há anos esperam a duplicação da rodovia, a qual, tem registrado grande número de acidentes.

A obra não foi incluída no PAC, mas o governador não descarta a possibilidade de ‘assumir’ a situação. Riedel diz que tem se reunido com ministros para tentar solucionar o problema.

Mato Grosso do Sul tem duas fábricas de celulose em operação e mais duas em construção. Com a chegada das indústrias, os municípios que abrigam os grandes empreendimentos recebem milhares de novos moradores e há anos a BR- 262 serve como principal trecho de transporte logístico para as fábricas e trabalhadores.

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro (PSDB), explica que a cidade tem duas fábricas de celulose, sendo a Suzano e a Eldorado. A BR-262, também conhecida como ‘Rodovia da Morte’ ou ‘Rota da Celulose’, tem sido um transtorno para os motoristas que dela dependem diariamente.

Com a chegada das fábricas na cidade, pessoas de todo o Brasil e até de outros países se instalaram em Três Lagoas em busca de melhores condições de vida. Com o aumento da população, o tráfego pela rodovia cresceu e sucessivamente, os acidentes também. Guerreiro diz que há anos a população espera pela duplicação e vê a possibilidade de concessão com entusiasmo.

“Cheguei no Mato Grosso do Sul em 1988 e desde aquela época ela é cobrada. O Estado não tem muitos habitantes, mas estamos com crescimento de indústrias. Ele também fica em um lugar estratégico, entre alguns estados como São Paulo e dois países. É utilizada uma rota de corte que é a BR-262. Hoje, com o crescimento da celulose, automaticamente é crescente o número de veículos pesados na rodovia e isso acaba afetando o tráfego dos carros de passeio”, explicou o prefeito.

O mesmo acontece na cidade de Inocência. O prefeito do município, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, o Toninho da Cofabi (DEM), também consegue ver de perto a grande transformação que a cidade está passando. Com a construção de uma fábrica de celulose, do grupo chileno, Arauco, o Chefe do Executivo diz que as obras da indústria mal começaram e a população já saltou de aproximadamente 8 mil para 11 mil.

“Estamos nos preparando para receber esse grande investimento. Seguimos organizando o município para receber os novos moradores e amenizar os impactos que estão chegando em Inocência. Temos noção do que pode acontecer e como uma indústria muda uma cidade. Hoje, a BR-262 é uma situação crítica e tem um risco incalculável de acidentes. Precisamos que ela seja duplicada para oferecer um conforto para a população. No horário de pico, demorei mais de 2h no trecho de Campo Grande a . O trânsito está intenso, com carretas, caminhões e veículos de passeio. Estamos passando por um momento muito delicado”, disse.

Além de Três Lagoas e Inocência, uma fábrica de celulose, a Suzano, também está em construção na cidade de Ribas do Rio Pardo, que fica distante aproximadamente 90 quilômetros de Campo Grande. Já em fase final, o empreendimento tem previsão de entrar em operação no primeiro semestre de 2024. Por ser próxima da Capital, o trecho da BR-262 que liga as duas cidades tem sido um dos mais perigosos da rodovia no Estado.

O vereador de Três Lagoas, Issam Fares, do Podemos, é o responsável por realizar audiências públicas nas Câmaras de várias cidades que dependem da BR-262. Nos encontros, os parlamentares e a população estudam possibilidades para conseguirem a duplicação da rodovia.

Uma audiência pública para debater o tema já foi realizada em Três Lagoas, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e agora, a Câmara dos vereadores de Inocência também deve receber o debate. Issam foi presencialmente no evento do lançamento do PAC e aplaudiu a possibilidade de a rodovia ser duplicada.

“Eu achei o posicionamento do governador muito positivo. É um sinal que se as autoridades de Mato Grosso do Sul estão encaminhando as demandas para o Governo Federal. É importante esse reconhecimento. Toda população do Estado e nós, da Costa Leste, tem a esperança que a duplicação vai sair do papel”, disse.

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