Pular para o conteúdo
Transparência

Demora na transferência de pacientes em Campo Grande é alvo de investigação

Idosa esperou por mais de 12 horas para ser levada para hospital
Adriel Mattos -
paciente
(Foto: Divulgação/PMCG)

O (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou notícia de fato para apurar denúncia na demora para transferência de pacientes para hospitais de . A apuração deriva de uma denúncia protocolada na Ouvidoria do MPMS.

Em dezembro de 2022, um morador do denunciou que a tia de 72 anos aguardou por mais de 12 horas por uma transferência. Ela estava esperando ser levada do CRS (Centro Regional de Saúde) Aero Rancho para o Rosa Pedrossian.

“Como não temos condições de pagar pelo transporte, tivemos que esperar das 11h da manhã até as 2h  da madrugada para que ela fosse transferida”, informou o denunciante. Em contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ele recebeu a informação de que havia poucas viaturas em serviço e muitas macas retidas em unidades de saúde, ou seja, ocupadas por pacientes.

Em janeiro, a manifestação foi distribuída à 32ª Promotoria de Justiça, que abriu uma notícia de fato. A apuração foi prorrogada por mais 90 dias na semana passada.

No decorrer da investigação, o Samu informou que o tempo médio de atendimento é de 31 minutos, com base nos 6,2 mil atendimentos realizados em novembro de 2022. Até o momento, nem o Samu e nem a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) detalharam a situação do atendimento de urgência e emergência ao MP.

A promotora substituta Daniela Cristina Guiotti enviou ofício ao secretário Sandro Benites pedindo esclarecimentos sobre a denúncia, se a situação foi regularizada e se há previsão de ampliar a frota do Samu.

Em fevereiro de 2022, segundo a prefeitura, havia 14 viaturas em operação, frota que teria sido 100% renovada.

O que diz a Sesau

Em nota, a Sesau informou que o Samu opera 11 viaturas na Capital que atendem acidentes de trânsito, emergências clínicas e no transporte interhospitalar de pacientes. A secretaria afirma que diariamente o serviço tem 20 mil ligações e faz 4 mil atendimentos.

“O tempo de atendimento varia de acordo com a complexidade e gravidade da ocorrência. O tempo médio para atendimento de casos de urgência é de 20 minutos”.

Sobre a transferência de pacientes, a secretaria informou que o tempo de espera depende da gravidade e da disponibilidade das viaturas.

“Os episódios recorrentes de retenção de macas é uma preocupação por parte da Secretaria, uma vez que o atendimento é inviabilizado, impactando, desta forma, o atendimento à população. Para tentar minimizar essa situação, o serviço passou a contar com seis macas extras, além dos equipamentos que são dispostos em cada viatura, mesmo não havendo nenhuma portaria ou resolução que o serviço tenha que ter macas reservas.”

A Sesau também afirma que existe lei municipal que prevê como ilegal a retenção de macas porunidades de saúde. ” A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reitera que tem mantido as tratativas com os hospitais para evitar a retenção das macas, bem como ampliar o número de leitos para reduzir à sobrecarga por atendimento”.

O município também estuda a criação de um serviço exclusivo de transporte interhospitalar. “O que poderia dar mais celeridade na transferência dos pacientes, uma vez que, como mencionado, o SAMU é responsável pelo atendimento de socorro pré-hospitalar nas mais variadas complexidades. Nos últimos cinco anos, o serviço teve 100% da sua frota renovada, saindo de três viaturas operacionais, ou seja, em atendimentos, para as atuais 11 viaturas”, finaliza a Sesau.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viu o Luki? Família procura por cachorro perdido no bairro Jardim das Meninas

‘Guarda da natureza’: lobo-guará é flagrado ‘furtando’ cone de trânsito em MS

Paraguai vai sediar maior feira de aves da América do Sul em 2026

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

carga

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Atividades fazem parte da programação da Feira do Bosque da Paz, que ocorre todo 3º domingo do mês

Política

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

Confira o resumo do que foi pauta no cenário político com o Jornal Midiamax

Famosos

Rainha da Grande Rio, Virgínia exibe unha machucada após ensaios: ‘Dei a vida’

Influenciadora gerou polêmica por 'samba duvido' no início da coroação da escola

Trânsito

BR-163 tem ‘pare e siga’ com três km de lentidão durante obras em Bandeirantes

Esta é a única ocorrência nos mais de 840 km de extensão da rodovia