Pular para o conteúdo
Transparência

Imasul analisa estudo de impacto ambiental para empresa construir hidrelétrica em MS

Pequena Central Hidrelétrica deve ser construída em Ribas do Rio Pardo
Renata Portela -
(Divulgação, Prefeitura de Ribas do Rio Pardo)

A empresa Cinetix Participações Societárias Ltda (CNPJ CNPJ 37.078.269/0001-09), de Santa Catarina, protocolizou EIA (Estudo de Impacto Ambiental) junto ao (Instituto de de Mato Grosso do Sul), para construção de uma Pequena Central Hidrelétrica em Ribas do Rio Pardo.

Conforme a Prefeitura de , a obra deve ser feita na região do Ribeirão das Botas. O Gerente de Licenciamento do Imasul, Josemar Vieira de França, informou por meio de ofício enviado à prefeitura, que o pedido de atendimento deve ser feito em aproximadamente 30 dias.

De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal no 6.938, de 1981), qualquer estabelecimento ou atividade que utilize recursos ambientais e seja capaz de causar poluição ou degradação ambiental precisará de prévio licenciamento ambiental, como é o caso da Pequena Central Hidrelétrica.

Ainda segundo o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo onde o órgão ambiental avalia a viabilidade da localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que podem causar degradação ambiental, considerando a regulamentação aplicável a cada caso.

O processo de licenciamento ambiental é dividido em três licenças: A Licença Prévia, concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, com aprovação da localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de implementação.

A Licença de Instalação, que autoriza a instalação do empreendimento de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.

Por fim a Licença de Operação, em que é autorizada a operação do empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados.

Com o Estudo de Impacto Ambiental, é produzido o Rima (Relatório de Impacto Ambiental). As Pequenas Centrais Hidrelétricas são uma fonte de geração de energia renovável a partir do aproveitamento do potencial hidráulico.

A intenção é que a PCH Ribas utilize a queda natural do trecho do Ribeirão das Botas para a geração de energia, sem a necessidade de altos barramentos. Deste modo, foi projetada uma barragem de pequenas proporções.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas expectativa é de entendimento com Xi

mae de eliza samudio perfil bruninho

Mãe de Eliza Samúdio faz apelo sobre fake de Bruninho: ‘peço aos amigos’

Lei obriga prefeito de Antônio João a publicar estoque atualizado de medicamentos

Em audiência, Agetran promete melhorias na ciclovia da Avenida Cônsul Assaf Trad

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

‘Obrigada por realizar o sonho da minha filha’: fã de 9 anos conhece Wallace na Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Mundo

Trump assina acordo comercial com a Austrália para trabalhar em conjunto em minérios críticos

Trump afirmou que deve manter a porcentagem das tarifas contra o país

Emprego e Concurso

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Profissionais irão atender desde Atenção Primária até serviços de urgência e emergência

Polícia

Vazamento de gás provoca incêndio em residência e deixa idoso com queimaduras em Campo Grande

Segundo a familiar, o idoso foi sedado e está sendo medicado no CRS Nova Bahia

Brasil

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Homens, jovens e pessoas com ensino superior são os grupos com maior otimismo sobre o uso da IA