Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura é investigada por exigir exames ginecológicos para mulheres aprovadas em concurso

Exigência foi considerada ato misógino e que fere a dignidade da pessoa humana
Renata Portela -
Sede da Prefeitura de Ponta Porã. (Reprodução, Prefeitura de Ponta Porã)

Nesta semana, a Prefeitura de virou alvo de inquérito civil que apura a exigência de exames ginecológicos para mulheres, como parte do processo eliminatório do concurso público 001/2022. A publicação da abertura do inquérito foi feita nesta quinta-feira (9).

O promotor de Justiça Gabriel da Costa Rodrigues Alves determinou a abertura do inquérito, para apurar eventual violação do princípio da isonomia, da razoabilidade e da dignidade da pessoa humana.

O objeto do inquérito é a exigência de exame ginecológico preventivo feminino (colpocitologia oncótica e parasitária, ultrassonografia pélvica e das mamas e mamografia), como requisito para posse das candidatas aprovadas no concurso público do Município de Ponta Porã.

Ainda para o promotor, é considerada a violação à intimidade da mulher e também que o ato é misógino. Isso, porque não foi exigido qualquer exame íntimo para os homens.

Além disso, os exames não garantiriam a incidência de câncer ou outras doenças e isso também não poderia ser impeditivo ao trabalho. “Uma possível doença detectada não implicaria necessariamente na inaptidão das mulheres para os cargos”, afirma o promotor.

O inquérito foi instaurado no dia 6 de novembro, pelo (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Já nesta quinta-feira, foi publicada recomendação para exclusão do anexo no edital, que trata da necessidade dos exames.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista