Pular para o conteúdo
Transparência

Rose Modesto desiste de ação contra o União Brasil após diretório nacional marcar eleição em MS

Medida acontece após diretório nacional do União Brasil marcar eleição para o dia 29 de abril
Evelin Cáceres, Renata Portela -
Rose Modesto Foto Henrique Arakaki
Rose Modesto (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A ex-deputada federal desistiu nesta quarta-feira (26) da ação impetrou ação na 15ª Vara Cível de contra o diretório do União Brasil em Mato Grosso do Sul após ser destituída do cargo de vice-presidente estadual. Uma já havia garantido o retorno de outros filiados à executiva.

A renúncia à ação acontece após o secretário-geral nacional do partido, ACM (Antônio Carlos Magalhães) Neto, convocar eleição que definirá o novo diretório neste sábado (29). No entanto, a senadora Soraya Thronicke discorda da eleição marcada.

Nas redes sociais, Soraya explicou que a convenção realizada no dia 4 de abril é considerada válida pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). “Cumpriremos as decisões judiciais tal qual exaradas, para não cometermos crime de desobediência”, informa.

E alertou. “Quando há uma judicialização, os movimentos na esfera administrativa devem ser suspensos para se evitar tumulto processual”.

Nesta quarta-feira (26), o deputado estadual disse estar confuso com os pronunciamentos do partido. “Eu também não sei nem se vai ter eleição. Vou procurar me inteirar, porque o partido está rachado e está tudo muito confuso”, resumiu.

Ação contra o União Brasil

Na petição, os advogados de Rose, Newley Amarilla e Silmara Domingues Amarilla, alegavam que ela descobriu que também foi excluída do diretório após as ações dos correligionários. A inativação foi feita em 24 de janeiro de 2023, encerrando seu mandato em 31 de dezembro de 2022.

“O TRE/MS [Tribunal Regional Eleitoral] disponibilizou o recibo que demonstra que a autora da referida inativação foi a presidente do órgão provisório estadual, Soraya Vieira Thronicke, que declarou falsamente que os dados estavam corretos”, pontuaram.

A defesa pontuou que essa movimentação contraria o estatuto do partido. Citou ainda que Rose teria sido excluída por ter anunciado que pretendia se desfiliar do União Brasil, mas a ex-deputada acabou permanecendo.

Em nota, o União Brasil disse que “houve um pedido de desligamento voluntário de Rose Modesto através de nota pública no 2º turno das eleições [de 2022], portanto nos termos do artigo 12 do estatuto partidário em seu inciso IV, houve desligamento voluntário e as consequências estão previstas no parágrafo primeiro deste mesmo artigo que determina a perda do direito automaticamente de exercer qualquer cargo partidário para qual tenha sido nomeado”, diz o comunicado.

Impasse no União Brasil de MS

No início do mês, a 15ª Vara Cível de Campo Grande suspendeu eleição do diretório estadual do União Brasil e determinou a restituição do cargo de membros e diretores inativados e excluídos do partido.

Rose Modesto, ex-deputada federal e candidata ao governo em 2022, assim como o tesoureiro adjunto Anderson Pereira do Carmo, integram lista com outros 13 nomes excluídos desde julho do ano passado do diretório estadual. Até dezembro, Rose ocupava a primeira vice-presidência.

Na ação, protocolada pelo tesoureiro adjunto, as inativações foram atribuídas à presidente do partido e senadora Soraya Thronicke com a “intenção de manipular os resultados de tais pleitos objetivando a sua perpetuação no poder”. Comissões do partido em e Dourados também questionaram tais medidas por meio judicial.

Dias depois, o diretório estadual questionou a decisão, mas acabou cumprindo. A executiva nacional do União Brasil determinou em ofício que o diretório estadual reintegrasse os 15 membros em 48 horas, e que também convoque nova convenção. Agora, a nova eleição está marcada para o dia 29.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas