Pular para o conteúdo
Transparência

Curtume é interditado por funcionar sem licença e despejar poluentes no Córrego Imbirussu

Crimes ambientais graves resultaram na prisão em flagrante do diretor da empresa
Renata Portela -
Líquido era despejado no córrego (Reprodução, Processo)

Na última semana, série de ações terminou na interdição da Berseba Indústria e Comércio de Couros (CNPJ 33.613.295/0001-20), antes conhecida como Braz Peli Comércio de Couros, localizada em . O curtume foi interditado, mas seguiu funcionando sem autorização, o que resultou na prisão do diretor na sexta-feira (26).

Conforme os detalhes da , a interdição foi determinada pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) no dia 22 de janeiro. A partir disso, o curtume teria 72 horas para encerrar as atividades e paralisar a produção do couro.

No entanto, na sexta-feira equipe da Polícia Militar com a (Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) esteve no curtume e identificou que o local estava em pleno funcionamento.

Por descumprir a decisão da Semadur, foi feita a prisão em flagrante do diretor do curtume. Ele permaneceu em silêncio no interrogatório e foi liberado após pagar fiança de R$ 7.060, mas responderá pelos crimes ambientais.

Despejo de água no Córrego Imbirussu

(Reprodução, Processo)

A Semadur aponta no termo de interdição 002/2024 que determinou a paralisação total da atividade de industrialização e beneficiamento de couros wet blue capacidade de 2.000 peles/dia.

Esse termo foi expedido após a secretaria identificar a violação expressa ao art. 77 c/c 76 da Lei Municipal nº 2.909/92, que proíbe o lançamento ou liberação de poluentes, direta ou indiretamente, nos recursos ambientais.

Ainda houve descumprimento ao art. 65 incisos II e IV, do Decreto Municipal n. 14.114/20 – “iniciar ou prosseguir em operação empreendimento ou atividade sem licença ambiental e sonegar ou não fornecer no prazo estabelecido, informações para formação ou atualização do cadastro, ou fornecê-las em desacordo com a realidade”.

Na peça, a secretaria aponta que em janeiro de 2018 o curtume pediu renovação da licença de operação. Já em julho de 2020 foi solicitada alteração de razão social de Braz Peli para Berseba.

Em vistoria, foi identificada uma tubulação clandestina do curtume, que liberava poluentes no Córrego Imbirussu. Os agentes perceberam um líquido azulado sendo liberado na água.

Essa tubulação não tinha autorização do (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Agora, o curtume está interditado, sem funcionamento.

Córrego não abastece Campo Grande

A Águas Guariroba afirmou em nota que não realiza captação de água no Córrego Imbirussu. Portanto, a água distribuída na cidade não é proveniente deste córrego.

“A concessionária esclarece ainda que as fontes de captação da água que chega até as torneiras do campo-grandense são: Córrego Guariroba (34%), Córrego Lageado (16%) e mais de 150 poços subterrâneos profundos (50%).

Além disso, antes de ser distribuída, a água passa por rigoroso sistema de tratamento, que envolve seis processos. E, para garantir a qualidade da água em todos as etapas do abastecimento, a Águas Guariroba ainda coleta amostras de água em mais de 300 pontos cidade e verifica 114 parâmetros em laboratório, realizando mais de 500 mil análises por ano”.

Foto: Líquido era despejado no córrego (Reprodução, Processo)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Vacinação Covid-19

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

‘Nunca teve carteira assinada’: vereadores aprovam moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Embarcação afundou parcialmente em manobra de rotina

Trânsito

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Um dos veículos saiu da pista com a batida

Cotidiano

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

A vacinação será gratuita para todos os animais a partir de 3 meses

Polícia

Tomado por ciúme, homem é preso em Bataguassu por agredir ex-companheira

Agressor teria arrancado o celular das mãos da vítima, arremessado no chão, ameaçado e agredido a vítima. O motivo alegado seria ciúmes