Pular para o conteúdo
Transparência

Para resolver conflitos em Antônio João, União estuda possibilidade de compra de terras em MS

Jovem indígena de 23 anos foi morto em confronto na manhã de quarta-feira (18)
Beatriz Magalhães -
Região de conflito em Antônio João (Foto: reprodução, Cimi)

Deputados de Mato Grosso do Sul aproveitaram a vida dos ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar a , para encontrar soluções aos conflitos entre ruralistas e indígenas em Antônio João, a 280 quilômetros de Campo Grande, e , a 192 quilômetros da Capital. 

De acordo com a deputada Gleice Jane (PT), a União pretende comprar a propriedade rural em Antônio João, e permutar outra em Douradina, mas para que isso seja feito é preciso uma série de estudos jurídicos. 

“O presidente Lula, quando veio aqui, falou de comprar algumas terras para tentar solucionar essa situação. Contudo, é importante lembrar que os territórios indígenas são definidos a partir de estudos de laudo, então o Governo não pode comprar qualquer terra ou entender que qualquer fazenda é território indígena”, pontua a deputada. 

Ao Jornal Midiamax, Gleice explica ainda que o diálogo entre, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e Governo Federal está focado, neste primeiro momento, para encontrar um caminho que leve a uma solução, ouvindo todos os lados envolvidos. 

“Na discussão do Marco Temporal, o próprio ministro Alexandre de Moraes apresenta isso [indenização] como uma solução, dizendo que os indígenas têm direito aos seus territórios, mas em algumas situações os proprietários também têm direito à propriedade”, explica. 

Morte em conflito 

Um jovem indígena de 23 anos, identificado como Neri Guarani Kaiowá, foi morto em confronto entre indígenas e tropas de choque na manhã de quarta-feira (18).

Vídeo e imagens divulgadas pelo Cimi (Conselho Missionário Indigenista) e pela Aty Guassu, que representa os Guarani-Kaoiwá, mostram movimentação dos moradores da comunidade.

As entidades afirmam que os indígenas foram atacados pela tropa de choque. Por outro lado, fontes ligadas à polícia, afirmam que um grupo de indígenas armados teria investido contra a equipe. O conflito na área acontece desde o início do mês, quando indígenas teriam ateado fogo em uma ponte na região, deixando PMs ilhados.

Tentativa de resolução

Em coletiva de imprensa, o governador Eduardo Riedel e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, informaram que uma perícia será enviada para a área de conflito que resultou na morte do indígena Neri Guarani Kaiowá, de 23 anos, com tiros nesta quarta-feira (18), na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, em Antônio João.

“Lamentamos profundamente o episódio; tudo que a gente não queria era que isso acontecesse. Ontem (17), conversei bastante com a procuradora da FUNAI aqui. Claro que gostaríamos de evitar confrontos, mas, infelizmente, fugiu ao controle, e agora queremos gerenciar a crise para que não haja mais nenhuma morte”, pontuou Videira.

Nesta quinta-feira (19), Riedel se reúne com uma comissão do STF (Supremo Tribunal Federal), incluindo o ministro Gilmar Mendes, Rui Costa, ministro da Casa Civil, e o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, para tratar sobre o assunto. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Defensoria garante reativação do plano de saúde de adolescente com paralisia

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Governo Federal entrega de 33 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Costa Rica

Últimas Notícias

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued

Polícia

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Ele entrou e pediu para ela trocar uma nota de R$ 20

Brasil

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

Fundação Procon de São Paulo enviou notificações para as empresas Azul, Gol e Latam