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Transparência

União abre consulta pública para concessão inédita de hidrovia do Rio Paraguai

Obras polêmicas como dragagem e derrocagem estão previstas no modelo de concessão
Priscilla Peres -
Seca registrada em Mato Grosso do Sul. (Foto: ilustrativa, arquivo, leitor Midiamax)

O rio caminha para ter a primeira concessão de hidrovia do país. Interessados podem contribuir com o tema por meio de consulta pública até o dia 23 de fevereiro de 2025. Esse é o primeiro passo dado pelo para que uma empresa privada assuma a administração da hidrovia do rio Paraguai.

A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) estima concessão de 15 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 15, e investimento de R$ 63,8 milhões nos primeiros anos. Obras polêmicas como dragagem e derrocagem estão previstas no modelo de concessão.

 As minutas jurídicas e documentos técnicos relativos à Audiência Pública nº 18/2024 estão disponíveis neste link. Diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que a concessão “é um marco na história da infraestrutura hidroviária brasileira” e que o projeto “combina desenvolvimento sustentável e eficiência logística”.

Pedágio baixo e movimento alto

O modelo prevê a cobrança de tarifa para a movimentação de cargas quando a concessionária entregar os serviços previstos na primeira fase do contrato. Não deve haver tarifa para o transporte de passageiros e de cargas de pequeno porte.

A previsão de tarifa, pré-leilão, é de até R$1,27 por tonelada de cargas. O critério de licitação pode ser menor tarifa, por isso, esse valor ainda poderá ser reduzido.

Em 2023, a hidrovia transportou 7,95 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 72,57% em relação a 2022. Mas com a concessão, a previsão é chegar entre 25 e 30 milhões de toneladas a partir de 2030.

Em 2023, as hidrovias foram responsáveis por transportar mais de 157 milhões de toneladas de carga, quase 10% de todo o transporte aquaviário ocorrido no período.

Hidrovia parou em 2024 devido à seca

O ano foi de hidrovia do rio Paraguai parada, devido à seca extrema que atingiu o Pantanal. Desde janeiro de 2024, a navegação pela hidrovia está comprometida e, consequentemente, a exportação pelo modal. No primeiro trimestre do ano, o transporte de cargas caiu até 93% em portos comerciais de .

Os dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) mostram que em janeiro de 2024 passaram pelo porto Granel Química, de , 16 mil toneladas de carga, valor 81% menor que as 88,4 mil toneladas registradas em janeiro do ano passado. O porto trabalha exclusivamente com o transporte de minério de ferro para a Argentina via hidrovia.

O nível do Rio Paraguai muito abaixo da média para a época, inviabiliza o transporte de commodities em barcaças. O Rio Paraguai, em Ladário, atingiu o menor nível histórico no dia 8 de outubro, superando o recorde registrado em 1964. Dessa forma, o nível do rio é o pior desde o início da medição em 1900. São 62 centímetros abaixo da cota zero e uma semana após atingir a marca, a situação é preocupante, pois o nível continua em queda.

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