Pular para o conteúdo
Transparência

“Abandonado”: investigação apura desvio de finalidade em imóvel doado por prefeitura de Naviraí

Caso foi denunciado por vereadora e confirmado pela promotoria da cidade
Vinicios Araujo -
Imóvel localizado na Av. Pantanal, em Naviraí. Foto: Google Maps/Reprodução

O Ministério Público de abriu inquérito civil para investigar suposto desvio de finalidade na doação de um imóvel público na cidade de , distante 358 km de . Conforme a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, o local se encontra em estado de abandono.

Ofício encaminhado à promotoria apontou que a Aprocan (Associação Protetores de Crianças e Adolescentes de Naviraí), situada na Avenida Pantanal, n° 660, não estaria no desempenho regular de suas atividades. 

A denúncia, protocolada pela vereadora Giovana Silvério (PSD), afirma que o local estaria abandonado, culminando no acúmulo de lixo e proliferação de , bem como sendo utilizado como ponto para consumo de drogas.

Em diligências ‘in loco’, a promotoria confirmou a denúncia e acionou os órgãos responsáveis para que executassem a limpeza do local. 

“Na análise da matrícula constatou-se que o imóvel onde se encontra situado a associação foi objeto de doação do Município de Naviraí, contendo a condição de que no caso de inadimplência ou de extinção, dissolução ou paralisação das atividades por período igual ou superior a seis meses o imóvel e suas benfeitorias serão revertidos ao Patrimônio Público Municipal”, destaca trecho do documento.

A promotora Fernanda Proença Azambuja Barbosa ainda destaca a informação de que a associação não está cadastrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e que, portanto, não pode receber recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outro lado

O Jornal Midiamax tentou identificar o contato da Aprocan, mas os números encontrados dão como inexistentes ou inativos. O espaço segue aberto para manifestação.

Já o prefeito Rodrigo Sacuno, do PL, reconheceu que o imóvel público está inativo desde 2011. Ele afirmou que se trata de uma doação antiga, e que a iniciativa da vereadora denunciante não deveria ser atribuída à sua gestão.

“Vereadora que não [tem] conhecimento dos fatos e quer inventar moda. Vai ter [que] culpar gestores passados e não eu”, afirmou.

A parlamentar encaminhou nota ao Midiamax nesta sexta-feira, 11 de julho, afirmando que não culpa nenhum gestor pelo retrato de abandono do imóvel público.

“Não estou inventando “moda”, como foi a fala do prefeito. Também não estou culpando ninguém, apenas fazendo o meu trabalho. Eu acredito que, se cada um fizer o seu papel, teremos uma cidade melhor, um estado melhor e um país mais justo”, afirmou Giovana.

*Matéria atualizada às 11h25, de 11 de julho para inclusão do posicionamento da parlamentar mencionada pelo prefeito Rodrigo Sacuno, PL.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued