O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abriu licitação para a retomada da obra de embutimento e canalização da rede elétrica do Casario do Porto de Corumbá, município da região oeste de Mato Grosso do Sul. O aviso foi publicado na edição desta segunda-feira (13) do DOU (Diário Oficial da União).
A obra foi estimada em R$ 3.276.045,69. O projeto começou em 2011, sem que o serviço tenha sido concluído, de acordo com o estudo técnico preliminar que embasa o edital.
Houve novo certame em 2014, e a superintendência do Iphan cancelou o contrato com a empresa por descumprir cláusulas e atrasar sem justificativa os trabalhos. O valor da obra foi atualizado após dez anos.
As empresas interessadas podem consultar o edital e os anexos no Portal de Compras do Governo Federal. A concorrência é na modalidade menor preço, vencendo o certame a empresa que oferecer um valor menor que o estipulado. A abertura das propostas está marcada para 18 de novembro, às 8h (horário de MS).
Projeto da rede elétrica do Casario do Porto
Uma vistoria técnica apontou ainda que o projeto original, que prevê a conclusão da infraestrutura para consolidação da RDS (Rede de Distribuição Subterrânea), ativação do sistema de iluminação das torres e ativar e conclusão da iluminação das ladeiras.
Também é exigida a desmontagem eletromecânica da Rede de Distribuição Aérea de alta e baixa tensão com a entrega do material à Energisa, conexão dos consumidores hoje atendidos pela Rede de Distribuição Aérea à nova RDS, e realizar o “as built” de todo o projeto.
Foi sugerida a substituição das caixas de passagem e adequações dos dutos, que levará ainda à substituição de cabos elétricos existentes. Os transformadores tipo pedestal estão em bom estado e podem ser reaproveitados.
Casario do Porto em Corumbá
O Casario do Porto é o conjunto de prédios instalados ao longo da Rua Manoel Cavassa, ladeiras Cunha e Cruz e José Bonifácio. Construídos no início do século XX, foram parte da grande movimentação fluvial após a Guerra do Paraguai. Em 1993, o conjunto foi tombado como patrimônio histórico nacional.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)