Pular para o conteúdo
Transparência

Acolhimento de pessoas em situação de rua volta a ser questionado em Campo Grande

Decisão judicial homologou acordo para reforma do Centro Pop
Adriel Mattos -
Vistoria constatou más condições do Centro Pop. (Foto: Decom/MPMS)

O acolhimento de pessoas em situação de rua em voltou a ser alvo de novo questionamento na Justiça. A situação do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) continua sendo apontada como precária.

Em julho, uma ação civil pública questionou a conservação do Centro Pop e das Uaifas (Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias) I e II. Foi pedida a completa reestruturação da Uaifa II. Um ano antes, o Centro Pop e a Uaifa I foram tema de ações judiciais distintas.

Na terça-feira (16), a 67ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, da área de , pediu ao Judiciário a aplicação imediata de multa diária e outras medidas coercitivas para assegurar atendimento digno à população em situação de rua.

No pedido, o MPMS (Ministério Público do Estado de ) cita que uma decisão judicial proferida em outubro de 2024 obrigou a prefeitura de Campo Grande a reformar o Centro Pop. O município e a Promotoria firmaram acordo para reforma do prédio.

Assim, a prefeitura concordou que faria reparos nas instalações sanitárias, na rede de esgoto e na drenagem; reparos nos chuveiros; ampliação da estrutura de banho; adaptações de acessibilidade; inclusão de novos profissionais; restabelecimento do serviço de fornecimento de passagens; e implantação de nova residência inclusiva para pessoas com deficiência.

O prazo para execução era de 60 dias úteis. Porém, em março de 2025, uma vistoria da Promotoria constatou que as obrigações não haviam sido cumpridas e que a estrutura permanecia precária e insalubre. A prefeitura contestou alegando que tomou algumas providências voluntariamente.

Uma nova vistoria foi feita na segunda-feira (15), confirmando novamente que não foram tomadas medidas eficazes para melhorar o atendimento no Centro Pop. Assim, o MPMS pediu que o município seja multado em R$ 10 mil.

Além disso, a Promotoria exige o de verbas públicas para obras emergenciais, multa de 20% sobre o valor da causa e aumento dessa penalidade até a efetivação das medidas determinadas pela Justiça.

Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que comprovou no processo o cumprimento das determinações e está preparando a realocação do Centro Pop em um novo prédio.

Enquanto isso, o município instalou na atual sede do centro de referência banheiros químicos e contêineres, além de criar uma nova residência inclusiva e o restabelecimento do fornecimento de passagens.

O Jornal Midiamax procurou a prefeitura de Campo Grande para obter um posicionamento e aguarda resposta.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

*(Revisão: Bianca Iglesias)

**(Atualização às 11h16 para acréscimo de informação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued