Mato Grosso do Sul é um dos 17 estados brasileiros com ações de combate ao desmatamento ilegal da Mata Atlântica. Somente no ano passado, a Operação Mata Atlântica em Pé aplicou R$ 143,1 milhões em multas.
A ação é coordenada pela Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente) e pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais).
No entanto, viaturas do MPSP (Ministério Público de São Paulo) foram vistas em Campo Grande nesta segunda-feira (15).
Durante a ação, agentes fazem fiscalizações remotas e com incursões na mata, até o dia 25 de setembro.
Ao fim, serão contabilizados os alertas de desmatamento fiscalizados, a extensão em hectares de áreas desmatadas ilegalmente, atuadas e embargadas, assim como o somatório de multas administrativas aplicadas.
O percentual de alertas de desmatamento da Mata Atlântica efetivamente fiscalizados tem crescido significativamente ano a ano. Além disso, em 2024, houve um incremento de 9% em hectares de desmatamento ilegal monitorados pela operação, em comparação ao ano anterior, bem como um aumento de 16% no número de propriedades verificadas.
No ano passado, a operação identificou 19,5 mil hectares desmatados ilegalmente, o que equivale a 27 mil campos de futebol.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
(Revisão: Dáfini Lisboa)